Lâmpadas fluorecentes pós-consumo são recolhidas para descarte correto

A Prefeitura Municipal de Cruz Machado, através da empresa Mega Reciclagem de Materiais LTDA, realizou no último dia 12 de agosto o recolhimento de lâmpadas fluorecentes usadas que foram descartadas em nosso município.

As lâmpadas pós-consumo são consideradas resíduos perigosos e devem receber uma atenção maior. Aproximadamente 1400 lâmpadas estavam armazenadas no Centro de Triagem e Compostagem, localizado na Terceira Vicinal Vitória e, com a retirada pela empresa especializada, estarão recebendo o descarte correto, seguindo a recomendação do Ministério Público.

LEGISLAÇÃO – A Lei Federal nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e dispõem sobre seus princípios, objetivos e instrumentos. Estabelece também as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, além das responsabilidades dos geradores e do poder público e as multas aplicáveis.