Estradas rurais são recuperadas no município

Manutenção de bueiros

Desde 2017, quando o vice-prefeito municipal Ronaldo Schribenig (Gitica) assumiu a Secretaria de Obras, o setor vem trabalhando para garantir boas condições de trafegabilidade nas estradas municipais. Cruz Machado possui milhares de quilometros entre estradas principais, vicinais e atalhos, utilizados diariamente pela população. Caminhos estes utilizados para escoar a produção agrícola, transportar estudantes, acessar a área urbana para fazer compras ou até mesmo para visitar familiares e amigos.

Em quase 1 ano e 3 meses a frente da pasta, Gitica já recuperou vários trechos de estradas, atendendo as comunidades das Linhas Santana, Fuck Pinaré, Burro Branco, São Domingos, Arroizal, Potingal, Charqueada, Palmeirinha, Vitória, Concordia, Paredão, Japó, Poço Preto, Polonesa, 1ª Vicinal Vitória e 2ª Vicinal Vitória.

No atual mandado Cruz Machado adquiriu 7 maquinas , sendo 2 patrolas, 2 retroescavadeiras, 1 truck caminhão, 1 carregadeira e 2 escavadeiras entre moto niveladora, veículos estes que já trabalham pela população. Fazia tempo que Cruz Machado não conquistava tanto equipamento.

Um dos fatores determinantes para a manutenção das estradas é o tempo. Quando chove o trabalho para e muitas vezes precisa recomeçar, já que as chuvas destroem muitos dos trechos que recentemente foram recuperados. Outro ponto importante e muitas vezes não percebido pela população é que as máquinas carecem de manutenção e muitas vezes apresentam problemas durante as operações, sendo necessário o deslocamento de mecânicos para pontos distantes.

Trecho que liga a sede urbana ao distrito de Santana foi recuparado na sexta-feira (16/03)

Porém isto não desanima o Secretário que diariamente acompanha as obras, indo fiscalizar o trabalho realizado em todas as localidades.

Segundo Schribenig, ainda há muito trabalho a ser realizado. Diariamente são recebidos pedidos de recuperação de estradas, seja pessoalmente no setor de obras, pelas redes sociais ou no gabinete municipal. Ronaldo conhece a realidade do município e deixa claro que o setor busca atender ao máximo possível de localidades.

Na próxima semana, os trabalhos devem iniciar nas Linhas Pinhão, Canhadão, Palmital, Linha dos Couros, 5º Vicinal Vitória, Lageado Liso, Canudos e Vicinal E.

O objetivo do Secretário é atender todo o município e pede um pouco de paciência e compreensão da população. A municipalidade não possui equipamentos nem pessoal para atender todos os pedidos de uma vez só, porém todas as solicitações são recebidas no setor e colocadas no cronograma para poderem ser atendidas o mais breve possível.