Escola do Chimarrão apresentada novidades na 5ª Festa da Erva-Mate

Os visitantes da 5ª Festa da Erva-Mate aproveitaram para visitar o ônibus da Escola do Chimarrão. A visitação era composta por explicações de aspectos históricos e medicinais sobre a erva-mate, passo a passo do preparo de 36 tipos de chimarrão e também dicas e truques para o preparo da tradicional bebida, com cuidados coma erva-mate e água quente.

 

Na Semana Farroupilha de 1998, foi lançado o Projeto Escola do Chimarrão pela Ervateira Rainha dos Pampas de Linha Travessa, Venâncio Aires – RS, com o objetivo de difundir e estimular o hábito salutar do chimarrão, ampliando o consumo e beneficiando, assim, toda a cadeia produtiva da erva-mate.

Devido à repercussão e resultados altamente positivos alcançados com o trabalho desenvolvido em escolas, clubes de serviços, eventos, em 5 de julho de 2004 foi fundado a ONG Instituto Escola do Chimarrão, desenvolvendo atividades culturais, educacionais e artísticas, cultuando as tradições gaúchas, especialmente na difusão do chimarrão, resgatando-o como hábito cultural e patrimônio dos gaúchos e na pesquisa sobre a erva-mate.