ENCONTRO DE PRODUTORES DE LEITE (Leite Competitivo Sul-Cantu)

Hoje 06 de novembro, no Salão da Igreja Sagrado Coração de Jesus em Cruz Machado ocorre o encontro de Produtores de Leite do município, uma parceria realizada entre Secretaria da Agricultura do Município, Emater e empresas que coletam o leite que é produzido no município e outras empresas parceiras do município.

Cruz Machado possui 175 produtores de leite e o encontro tratou dos desafios na atividade leiteira, cenários do mercado e qualidade do leite e principalmente das IN 76 e IN77 as quais tratam das regras para a produção de leite.

O Prefeito Municipal Euclides Pasa ressaltou a importância do setor leiteiro para o município, e o apoio que o município presta aos Produtores de Leite através do Programa de Inseminação Artificial.

Segundo Osmar Chipanski – Técnico Agrícola da Emater, os produtores precisam se adaptar as novas regras e exigências das IN 76 e IN 77 para continuar vendendo leite e tendo renda.

A IN 76 trata das características e da qualidade do produto na indústria. Na IN 77, são definidos critérios para obtenção de leite de qualidade e seguro ao consumidor e que englobam desde a organização da propriedade, suas instalações e equipamentos, até a formação e capacitação dos responsáveis pelas tarefas cotidianas, o controle sistemático de mastites, da brucelose e da tuberculose.

O Secretário Municipal da Agricultura – Valdir Fernando Ostrowski, falou da reestruturação da secretaria de agricultura do município, com a aquisição de novos veículos para atender o Programa de Inseminação Artificial e do Ultrassom Veterinário para melhor diagnosticar a gestação das matrizes leiteiras.

Chipanski ressaltou que este evento faz parte do Projeto da Emater “Leite Competitivo Sul-cantu” que é um projeto de Assistência Técnica continuada e extensiva aos produtores de leite que está em 28 municípios produtores de leite com mais de 30 técnicos, com foco no aumento da produtividade do rebanho, produção de pastagens, forragens, rentabilidade das propriedades e principalmente a qualidade do leite.