Dia de campo Erva-Mate

19686402_1383766501691367_139799710_o

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Emater, SEAB e o Instituto de Florestas do Paraná, realizaram  dois dias de campo sobre a cultura da erva-mate, no dia 28 de junho na localidade do Vicinal B – Santana, na propriedade do Sr. Casemiro Andriewski  (Cajuta ) e no dia 29  na localidade da Linha Vitória, no salão da Comunidade Santo Antônio. Ambos os eventos foram divididos em duas etapas : na parte da manhã palestras coletivas sobre :

• Tendências de mercado, evolução da produtividade no município bem como sua importância econômica ( Rubens Antônio Siebuger Costa  –Emater/Pr).
  • Boas práticas agrícolas na cultura da erva-mate, desde o plantio, condução do erval, colheita e pós-colheita ( Engenheiro Agrônomo Dr. Jorge Zbigniew Mazuchowski – Emater /Pr).
  • Sombreamento do erval e aporte de nutrientes resultante da decomposição das folhas das arvores utilizadas no sombreamento ( Engenheiro Florestal Neuri Carneiro Machado – Instituto de Florestas do Paraná).

Na parte da tarde o grupo foi  dividido em 3 grupos menores onde os quais passaram por 3 estações organizadas da seguinte forma:

• 1° estação – Escolha de mudas e plantio ( Téc. Agrícola Osmar Schipanski – Emater/Pr e Tec. Agrícola Sidnei Milczuk – Secretaria Municipal da Agricultura.
  • 2° estação – Poda de formação e poda de produção ( Engenheiro Agrônomo Dr. Jorge Zbigniew Mazuchowski – Emater /Pr).
  • 3° estação- Sombreamento do erval, aporte de nutrientes do solo, e adensamento de erval ( Engenheiro Florestal  Neuri Carneiro Machado – Instituto de Florestas do Paraná).

Os  dois eventos juntos tiveram um publico total de 258 participantes ( agricultores e empresários do ramo ervateiro), que para os organizadores foi considerado sucesso absoluto . A Secretaria Municipal da Agricultura, por meio do seu secretario, Sr. Valdir Fernando Ostrowski e as demais entidades envolvidas na organização agradecem  a todos os que participaram do evento.

“ Cruz Machado, o maior produtor de erva-mate do Brasil”