Dia D de Vacinação da campanha contra Poliomielite e Sarampo acontece neste sábado

Amanhã, 18 de agosto é o dia D de Mobilização da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e sarampo. Durante todo o sábado unidades de saúde no Brasil todo estarão abertas para receber aqueles que não conseguir vir até as unidades durante a semana. A campanha iniciou no dia 6 e vai até o dia 31 de agosto. O objetivo é imunizar crianças entre 1 e menores de 5 anos.

Em Cruz Machado, durante o Dia D da campanha será feita a vacinção no Centro de Saúde Carlos Renato Passos, no centro comunitário do bairro São José e postos de saúde do Santana e Linha Vitória. As unidades irão atender até as 17h. Leve as crianças e não esqueça da caderneta de vacinas.

A meta do governo federal é imunizar 11,2 milhões de crianças e atingir o marco de 95% de cobertura vacinal nessa faixa etária, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com a Agencia Brasil atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo – em Roraima e no Amazonas. Até a última terça-feira (14), foram confirmados 910 casos no Amazonas, onde 5.630 outros casos permanecem em investigação. Já em Roraima, são 296 casos confirmados e 101 em investigação.

Há ainda, de acordo com o Ministério da Saúde, casos isolados e relacionados à importação nos seguintes estados: São Paulo (1), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Rondônia (1) e Pará (2).

Até o momento, foram confirmadas no Brasil seis mortes por sarampo, sendo quatro em Roraima (três em estrangeiros e um em brasileiro) e dois no Amazonas (brasileiros).