Helena Kolody

Helena Kolody Cruz MachadoHelena Kolody nasceu em12 de outubro de 1912, em Cruz Machado, nas proximidades da linha Vitória, filha de Miguel e Victória a Kolody, ambos ucranianos vindos da штаны военные região da Galícia Oriental- Ucrânia.

Quando Helena completo um ano de idade, a família mudou-se para o município de Três Barras em Santa купити плитоноску в україні Catarina. A poetisa passou sua infância na cidade de Rio Negro, antes de mudar-se para Curitiba, onde passo o resto de sua vida.

Em 1931 formou-se professora normalista pela Escola Normal Secundária de Curitiba e, no ano seguinte, foi nomeada professora para o Grupo Escolar Barão de Antonina, de Rio Negro.

De 1933 a 1937 trabalhou na escola de Ponta Grossa e, depois, foi transferida para a Escola Normal de Curitiba (atual Instituto de Educação do Paraná) купити мультитул, onde lecionou por 23 anos consecutivos, interrompidos em 1944, quando prestou serviços na Escola de Professores de Jacarezinho.

Em 1941, publicou seu primeiro livro intitulado Paisagem interior, classificado em segundo lugar no concurso de poesia promovido pela Sociedade de Homens de Letras/RJ (1942). No ano de 1949, o livro A sombra кемпинговый фонарь do rio recebeu o terceiro lugar no Concurso de Livros do Centro de Letras do Paraná, e o Prêmio Ismael Martins; este livro foi publicado em 1951 pelo emerson gear mesmo centro. Sua obra teve grande repercussão no cenário artístico brasileiro sendo, reconhecida por grandes escritores brasileiros de seu tempo como Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meirelles, e Paulo Leminski.

Considerada uma das maiores referências literárias no Estado, Helena Kolody dedicou sua vida à poesia. Publicou 22 livros купить тактические перчатки no Brasil e teve uma das obras, Viagem no Espelho, traduzida para o italiano e ucraniano. Desde 1991 ocupava a cadeira n.º 28 da Academia Paranaense de Letras (APL).

Em 14 de fevereiro de 2004, o Paraná perdeu uma de suas maiores poetisas aos 91 anos, sua vida se foi, porém sua alma está imortalizada em cada um de seus livros