Cruz Machado celebra 66 anos de emancipação com a 7 ª Festa da Erva-Mate

Entre os dias 14 e 16 de dezembro, aconteceu em Cruz Machado a 7ª edição da festa da Erva-mate. O evento fez parte do calendário em comemoração dos 66 anos de emancipação política administrativa e celebro a conquista do município em ser o maior produtor de erva-mate do Brasil. o Evento aconteceu em frente a prefeitura municipal com a organização da gestão municipal e o apoio da Associação Vale do Mate.

Quem passou pelos três dias de festa aprovou e aproveitou. Na sexta-feira (14) aconteceu a abertura oficial da festa, seguida de apresentações artísticas e show com a dupla Luiz Gustavo e Oziel que não deixaram ninguém parado.

No sábado (15) às 11h aconteceu a recepção de autoridades no qual estiveram presentes o prefeito municipal Euclides Pasa, vice-prefeito Ronaldo Schibernirg, vereadores municipais, o deputado estadual eleito Emerson Basil, empresários do setor Ervateiro e autoridades ligadas ao setor. Durante a tarde aconteceu no auditório da igreja Luterana o workshop Resgate e Inovação do Mate – Pense fora da Cuia com André Zampier. De forma dinâmica André abordou aspectos históricos, culturais e inovadores da Erva-Mate acompanhado de um bom Rock Roll. Ao final do workshop foi servido aos participantes um mate-break com pratos e bebidas a base de erva-mate, como bolos pães, docinhos, pão de queijo, suco, mateccino e outras delícias que fizeram sucesso.
A partir das 18 horas aconteceu no palco da festa o primeiro show de gaita e violão da festa da Erva-mate que apresentou artistas locais e de cidades vizinhas. Para fechar a noite o grupo Gaitaço subiu ao palco, com um excelente repertório de músicas gaúchas.

No domingo (16) o ciclo turismo da Erva-Mate abriu a programação que contou com 17 atletas locais que percorreram um trecho de 20 km as margens do lago Foz Do Areia, desfrutando das belezas naturais do município. Ao meio dia um delicioso almoço foi servido no salão da Igreja Ucranian. Durante a tarde aconteceu o já tradicional concurso da maior folha de erva-mate que contou com 74 inscritos, dos quais 5 foram premiados. O primeiro colocado venceu com uma folha medindo 30,2 cm e levou para casa 2000 mudas de erva-mate patrocinadas pela Cresol e Vivero Gromarks. Em 2018 o concurso teve uma nova categoria ” A Folha Mais Bonita” onde o visual da folha foi o fator  determinante o vencedor levou um prêmio surpresa. Outra atração a parte foi a

Escola do Chimarrão, que cativou muita gente, e ensinou mais de 36 formas de preparo do tradicional chimarrão.

O evento contou com praça de alimentação composta por entidades municipais que serviram deliciosos pratos a preços acessíveis como cachorro quente, pastéis, bratwurst, lambari frito, sanduíche de pernil, pierogui, entre outros.  Sucesso fez o sorvete de erva-mate, já que durante os três dias de festa o calor não deu tregua. Empresas apoiadoras da festa também estiveram expondo seus produtos/serviços durante os tres dias de festa e garantiram atrações a mais para os visitantes.
Quem garantiu a animação de quem passou no domingo a tarde foi a Banda Tulipa que agitou a galera.

Encerrando as festividades, durante a noite aconteceu a apresentação da Banda Municipal e do Coral das Crianças da Escola Boleslau, que encantou a platéia. Quem garantiu presença foi também o bom velinho. Papai Noel chegou para encerrar a festa, trazendo mensagens de boas festas aos munícipes, parabenizando pela passagem dos 66 anos anos de Cruz Machado. Noel também fez fotos muito fofas com as crianças.

Agradecimento especial às entidades que trabalharam durante os três dias, aos apoiadores da festa: Cooperativa Sicredi, CRESOL, Fernandes Corretora, Mercado São José, Ervateira Elacy,  Clever Car, Fialek Artesanado, Fiat Famma, Jhon Deere, Lojão do Carlão, Cestão do Carlão, AS Grabek, Valtra, Toni Cerealista, Ecovale, Qualitá Mate e Chá, Erva Mate Ekoa, Viveiro Gromarks, Viveiro e Orquidário Recanto. Cachaçaria De Bastiani, Sorveteria Chervinski, Cooper Alfa e a todos que prestigiaram o evento e que de uma forma ou de outra garantiram o sucesso do evento..