Comunidades de Cruz Machado são contempladas com Arcas das Letras

A Arca das Letras é um programa de bibliotecas rurais e de formação de agentes de leitura coordenado pela Secretaria de Reordenamento Agrário, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O programa foi criado em 2003, com o objetivo de facilitar o acesso ao livro e incentivar a leitura em comunidades da agricultura familiar.

Cruz Machado foi beneficiado com quatro Arcas das Letras. Os armários foram confeccionados pela Prefeitura de Cruz Machado e os livros foram oferecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. As comunidades beneficiadas são as seguintes: Papuã, Taquari, Pinhão e Pátio Velho. Os locais foram escolhidos pelo grande número de integrantes que cada comunidade possui.

A entrega oficial do material aconteceu nesta terça-feira, 16, no Barracão das Artes. O evento contou com a presença do prefeito, Antonio Luis Szaykowski, Secretária Municipal de Educação, Oliveti Brautigam, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Silvio Kazenoh, o presidente da Cresol Cruz Machado, Luis Gilson Siepko, os representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e os representantes das comunidades beneficiadas com o programa.

 

O recebimento das Arcas das Letras para o município significa uma importante oportunidade da população rural ao acesso da leitura de forma totalmente gratuita. São obras dos mais variados estilos de leitura que estarão ao alcance nas próprias comunidades.

O programa conta com uma rede de parcerias governamentais e não governamentais, que inclui escritores, editores, artistas, leitores e instituições que, de acordo com suas áreas de atuação, fornecem os livro e recursos necessários para a implantação das bibliotecas. Conta também com os movimentos sociais e os sindicatos dos trabalhadores rurais no processo de articulação e mobilização das comunidades. As comunidades escolhem o local onde a biblioteca é instalada, indicam os assuntos de seu interesse para a formação dos acervos e seus agentes de leitura, pessoas voluntários que ficam responsáveis pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura.

Cada biblioteca conta com um acervo inicial de 200 publicações doadas pelas instituições parceiras e pelas populações urbanas em campanha de arrecadação. A metodologia do Programa Arca das Letras garante a participação dos moradores e futuros leitores na definição do funcionamento, desenvolvimento e gestão das bibliotecas, respeitando-se a diversidades das populações e as singularidades das culturas locais. Cada comunidade contará com um agente voluntário da Arca das Letras, que será responsável pelo empréstimo do material.