Ações de combate ao abuso sexual são realizadas em Cruz Machado

 

O dia 18 de maio é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com isso, a Rede de Proteção do município de Cruz Machado se mobilizou em prol dessa data, promovendo ações e atividades com as crianças da rede de educação municipal, chamando a atenção das pessoas para o cuidado e proteção com as nossas crianças e adolescentes.

 

 

Em conjunto com a Secretaria de Saúde, Educação, Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) decidiu-se trabalhar o mês de maio através dos dois monstrinhos: O Pipo e a Fifi, criados para prevenir violência sexual.

As ações se iniciaram já no mês de abril com treinamento realizado em toda a Rede  Municipal de Educação com o objetivo de desenvolver ferramentas para abordagem educativa de educação sexual e prevenção de violência sexual para crianças de 0 a 12 anos em espaços educativos. No mês de maio os professores realizaram atividades com as crianças, cada um dentro do seu contexto educativo. Realizou-se ainda o treinamento sobre o tema com funcionários da Secretaria de Saúde e com a Rede de Proteção. 

 

 

No dia 21 de maio ocorreu uma blitz educativa em cada uma das escola e CMEIS. Esta ação foi realizada com objetivo de os pais dos alunos terem conhecimento da campanha.Foi ainda realizado uma adesivação nos carros. A ação teve fim na semana do dia 28 à 30 de maio com um teatro realizado em todos os CMEIs e escolas sobre o Pipo e a Fifi para as crianças assimilarem e gravarem melhor os conteúdos de autoproteção.