Alunos do Programa Um Olhar para o Futuro participarão do CooperAção – Projeto Coletivo

O “Programa Um Olhar para o Futuro” promove o “CooperAção – Projeto Coletivo” para homenagear o Ano Internacional da Agricultura Familiar, com o tema “Alimentar o Mundo, Cuidar do Planeta”. A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar para evidenciar o importante papel que os agricultores familiares desenvolvem na produção de alimentos, na gestão dos recursos naturais, na provisão da segurança alimentar e nutricional e na proteção do meio ambiente.

OKDSC03392 (800x600)

Os alunos participantes do “Programa Um Olhar para o Futuro” são motivados a participar do CooperAção, realizando atividades coletivas que ressaltem a importância da Agricultura Familiar no plantar, no colher, no pescar, na criação de animais e no cuidado com o planeta. A ação desenvolvida através do CooperAção é um tema transversal das aulas do “Programa Um Olhar para o Futuro”. O desenvolvimento desses projetos coletivos beneficiará os alunos, os professores e a comunidade que exercitam na prática a participação, cooperação, solidariedade e cidadania.

O Projeto Coletivo tem por objetivo contribuir com as aulas de Cooperativismos Solidário fortalecendo a compreensão da importância da agricultura familiar, estimulando os alunos a realizarem ações coletivas através da cooperação, solidariedade, trabalho em grupo e respeito ao meio ambiente. O tema abordado com concurso é “Alimentar o Mundo, Cuidar do Planeta”.

O projeto será desenvolvido através de atividades coletivas, envolvendo a participação de todos os alunos das turmas do “Programa Um Olhar para o Futuro”. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Cruz Machado, Secretaria Municipal de Educação, Cresol Cruz Machado e Instituto Infocos.

As atividades serão desenvolvidas em 10 turmas, das Escolas Municipais Professor Bronislau Kapusniak, Boleslau Sobota, Milene da Silva Barczak, Lauro Müller e Escola do Campo São João Batista. Serão atividades que envolvem desenho, colagem, apresentação musical, dança, teatro, construção de maquete, exposições de fotos, confecção de cartazes, mutirão de limpeza, coleta seletiva – organização, consciência e/ou ações de preservação do meio ambiente, plantio de árvores, entre outros. A divisão será realizada entre as turmas das escolas.