8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada em Cruz Machado

Nos dias 20 e 21 de setembro, aconteceu no auditório da Igreja Luterana a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que teve como tema central “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.

No dia 21 foi realizada a cerimônia oficial onde participaram a Secretária de Assistência Social Juliana Sembay, a Secretária Municipal de Educação e Cultura Oliveti Brautigan, Michelle Buchen Schorr presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescnete, o sargento Paulow e o Secretário Geral da Administração Jhonny Regis Szpunar Otto que representou o prefeito municipal Euclides Pasa (Bibi) que não pode se fazer presente na ocasião, que compuseram a mesa de autoridades.

Quem também não pôde estar presente no evento foi o promotor de Justiça da Infância e Juventude Julio Ribeiro de Campos Neto, mas que apesar da não presença fisica enviou uma mensagem na forma de vídeo aos presentes.

Na sexta-feira, 21, durante a manhã aconteceu uma palestra com Fernanda de Araújo Stresser que abordou sobre o tema central da conferência. Fernanda é graduada em psicologia pela Universidade Católica  do Paraná e pós graduada em Educação Integral Transformadora pela Universidade Vicentina.

Ao longo do dia aconteceram debates com base em 5 eixos temáticos: 1 – Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social. 2- Prevenção e Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes. 3 – Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes. 4 – Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes. 5 – Espaços e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

A escolha do tema central foi baseada no reconhecimento de que a concretização dos dispositivos previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), apesar de diversos avanços, ainda é um desafio a ser enfrentado.

Conferências municipais, estaduais e distrital ocorrem no país mobilizando a sociedade para  a XIª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontece em outubro em Brasília. No evento, representantes da sociedade civil e do governo irão dialogar sobre políticas públicas voltadas à infancia e à adolescencia no Brasil.