Solenidade: Programa PRÓ-Rural beneficia 156 agricultores

entrega-mapas-2 Promovido no último dia 10 pela Secretaria de Agricultura do Município, foi realizada a solenidade de entrega dos mapas aos 156 agricultores beneficiados do Programa PRÓ-RURAL.

O ato que ocorreu no auditório da Igreja dos Luteranos, contou com a presença do Prefeito Municipal Euclides Pasa (Bibi), vice Prefeito Ronaldo Schribenig (Gitica) Deputado Federal e Secretário chefe da Casa Civil Valdir Rossoni, Almilcar Cavalcante Cabral – Diretor Presidente do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG), Deputado Estadual Bernardo Ribas Carli, Antonio Luis Szaykowski, o qual esteve representando o Deputado Estadual Hussein Bakri, Luis Carlos Matzenbacher – Presidente Câmara Municipal de Vereadores de Cruz Machado, Jair de Melo – Gerente Regional SEAB, Cleacir Junior Dall Agnol Gerente Regional – EMATER, Claudinei de Paula Castilho – Presidente da Associação dos Municípios Sul Paranaenses – ANSULPAR; Valdir Fernando Ostrowski – Secretário Municipal de Agricultura; Coronel Arildo Luis Dias – Subcomandante da Polícia Militar do estado do Paraná, os quais compuseram a mesa de honra.

Foi registrada a presença dos vereadores Osni Jandir Mullhman, Ezequiel Ortiz, Ezequiel Camargo e Edson Beuren. Ressaltando a presença de Osmar Chibanski chefe EMATER de Cruz Machado, Silvio Kasenoh representando o Sindicado dos Agricultores de Cruz Machado, tenente Werner representante da Polícia Militar.

Com a mesa de honra composta, foi entoado o hino nacional brasileiro. Após a finalização do Hino, o prefeito Municipal Euclides Pasa deu as boas vindas a todos os que se faziam presentes.

Em seu discurso, o chefe da Casa Civil, deputado Federal Valdir Rossoni, parabenizou Almicar Cavalcante Cabral e equipe do ITCG pelo trabalho social que vem sendo realizando no estado em regularizar a situação fundiária de milhares de agricultores no Paraná.

Valdir também falou sobre um pedido do prefeito Bibi, um valor de 3 milhões de reais, para reequipar o parque rodoviário, e que este já estaria garantido. Dinheiro este que será investido para a aquisição de equipamentos para realizar a recuperação das estradas, sendo um pedido atendido pelo governador.

Na sequência Rossoni anunciou que em 40 dias o município poderá contar com o equipamento para realizar a limpeza do Rio Palmeirinha, que muito já é aguardada pela população pelos problemas enfrentados com as cheias.

O diretor do ITCG anunciou durante a solenidade, que será realizado no município o mapeamento das áreas de risco geológico no perímetro urbano, o qual vai facilitar o processo de obtenção de recursos para o município. Por meio de uma parceria com a defesa civil, será realizado o trabalho de identificação das áreas de risco geológico, como deslizamentos e enchentes.

Após os discursos, foi realizada a entrega simbólica dos mapas dos imóveis rurais, sendo convidados um representante de cada comunidade para recebendo das mãos das autoridades. Com a finalização da solenidade, os outros beneficiados foram recebidos em outra ala para receber os respectivos documentos.

Durante esta semana, esta sendo realizado o encontro individual dos beneficiados com a equipe do ITCG, de acordo com o cronograma estipulado, para a coleta de documentos faltantes na Secretaria de Agricultura.

Para quem ficou interessado no programa, a Secretaria de Agricultura estará realizando o encaminhamento de solicitação de uma nova remessa para Cruz Machado. Maiores informações, diretamente na Secretaria.