Secretaria da Educação promove formatura do “Um Olhar para o Futuro”

O programa “Um Olhar para o Futuro” foi implantado no município de Cruz Machado em 2013. O projeto é uma parceria entre o Instituto de Formação do Cooperativismo (Infocos), Sistema das Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol), Prefeitura de Cruz Machado e Secretaria Municipal da Educação. O programa foi criado com o propósito de motivar nas crianças as questões da educação cooperativa, a cidadania responsável e o envolvimento com as questões sociais, fortalecendo a compreensão sobre responsabilidades em relação a elas mesmas, as suas famílias e a comunidade.

Neste ano, o programa foi desenvolvido com 230 alunos dos 5º anos das Escolas Municipais Boleslau Sobota, Lauro Müller Soares, Bronislau Kapusniak, Milene da Silva Barczak e também com os alunos do 4º e 5º ano da Escola Multisseriada São João Batista, da comunidade linha Pinhão. O programa busca despertar o conhecimento sobre o cooperativismo, cidadania e de como é o funcionamento de uma cooperativa. “O objetivo deste programa é ajudar na formação destas crianças, para que no futuro tenhamos adultos mais conscientes e uma sociedade mais justa e desenvolvida”, destaca o coordenador do projeto, Jonas Paulo Uss.

 

As atividades nas escolas foram desenvolvidas através dos eixos temáticos Educação Cooperativa e Educação Financeira. As ações foram aplicadas pelo agente de formação Sérgio Dupczak e coordenadas pelo Jonas Paulo Uss. Cada turma recebeu sete aulas, com duração de duas horas cada. Também foram feitas algumas visitas em cooperativas, prefeitura e em propriedades rurais. “O objetivo principal do projeto é incentivar o cooperativismo, a importância de cooperação, de ajudar uns aos outros, o trabalho em equipe e principalmente valorizar seu dinheiro, não desperdiçar o dinheiro que ganham dos pais”, explica a Secretária Municipal de Educação, Oliveti Brautigam.

A entrega dos certificados do projeto aconteceu na noite desta terça-feira, 25, no Ginásio Municipal Luis Otto. O evento contou com a presença do prefeito, Antonio Luis Szaykowski, a Secretária Municipal de Educação, Oliveti Brautigam, o Presidente da Cresol Cruz Machado, Luis Gilson Siepko, vereadores, diretores, professores e os pais dos alunos. A Educação Cooperativista ensina às crianças, a cidadania responsável e a necessidade de saber e estarem envolvidas nas questões sociais. Desta forma, elas podem compreender melhor sobre as responsabilidades em relação a elas mesmas, suas famílias, sua comunidade e o meio ambiente.