Rede de Proteção desenvolve ações em benefícios das crianças e adolescentes
A Rede de Proteção e atendimento às Crianças e Adolescentes de Cruz Machado é uma ação integrada entre as instituições, para atender crianças e adolescentes em situação de risco pessoal, sob ameaça e violação de direitos por abandono, violência física, psicológica ou sexual, exploração sexual, situação de rua, de trabalho infantil e outras formas de submissão que provocam danos físicos e emocionais. Além do desenvolvimento de ações de sensibilização, os profissionais também atuam detectando as situações de risco e agindo sobre elas.
Criada em 5 de abril de 2013, a rede conta com a parceria entre as Secretarias de Ação Social, Saúde, Educação, Cultura e de Esportes. Também são discutidas estratégias de ações com o envolvimento de diferentes profissionais de instituições governamentais e não governamentais, como diretores, professores, pedagogos, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, policiais, conselheiros tutelares, entre outros.
A equipe da rede realiza reuniões mensais com a finalidade de criar e viabilizar as estratégias de ação para as crianças e adolescentes. Na última sexta-feira, 24 de maio, foi realizada uma reunião para conhecer os serviços prestados de cada área governamental que participa da Rede de Proteção, para detectarem as principais dificuldades enfrentadas por cada profissional, para que em seguida possa-se pensar nas soluções que serão desenvolvidas.
A orientação da implantação da Rede de Proteção segue a linha vigente na Constituição Federal Brasileira – 1988, no Art. 227: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.