Programas PAA e PNAE oferece produtos de qualidade, direto da agricultura familiar

Mesmo 2020 sendo um ano atípico, com diversas adversidades encontradas em função da pandemia causada pelo Covid-19, a gestão municipal encontrou meios de dar continuidade no Programa Nacional de Merenda Escolar, PNAE, e Programa de Aquisição de Alimentos, PAA, contribuindo para a movimentação da economia local e dos produtores de nosso município, promovendo o acesso à alimentação e incentivando a agricultura familiar. Neste ano, os alimentos recebidos foram repassados as entidades que entregaram as famílias dos alunos.

Além disso, estes dois programas promovem o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e também redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o associativismo.

Durante o ano, foram 24 agricultores que fizeram parte do PAA, sendo um investimento de R$ 97.963,76. Com relação ao PNAE, foram investidos R$ 82.531,87 onde mais de 50 produtores fizeram parte do programa. Somando os dois programas, foram investidos mais de cento e oitenta mil reais, incentivando a agricultura local e fortalecendo nossos produtos.

Para a Nutricionista Kelly Paintner Barczak, coordenadora do PAA, “os alimentos frescos, com valor nutricional preservado, enriquece o cardápio da merenda escolar e, neste momento de pandemia o cardápio das famílias, desenvolvendo hábitos alimentares saudáveis em nossos alunos”.

A Secretaria Municipal da Agricultura de Cruz Machado realizou o recebimento dos alimentos, fazendo a entrega para as entidades municipais (Escolas Municipais, Centros de Educação Infantil, Hospital Municipal, Apae e Casa Familiar). Segundo Valdir Ostrowski, Secretário da Agricultura e Gestor do Programa, “a compra direta dos alimentos tende a fortalece o município, principalmente os nossos agricultores, a grande maioria oriunda da agricultura familiar. As entidades recebem alimentos de qualidade, que são produzidos no próprio município”.  Sidnei Milczuk, Técnico Agrícola Responsável pelo programa, complementa dizendo que “os alimentos seguem um grande padrão de qualidade, que saem do produtor e logo na sequência são repassados as entidades e posteriormente às famílias, beneficiando todos que fazem parte deste processo”.