Prefeito Antonio participa de reunião do Cisvali

O Prefeito de Cruz Machado e presidente da Associação dos Municípios do Sul Paranaense (Amsulpar), Antonio Luis Szaykowski, e a equipe da Secretaria Municipal ode Saúde, participaram nesta quinta-feira, 5, no auditório da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória, da primeira reunião do ano do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali).

No encontro também estavam presentes a Presidente do Cisvali e Prefeita de Porto Vitória, Marisa de Fátima Ilkiu de Souza, Prefeito de General Carneiro e Vice-Presidente do Cisvali, Joel Ricardo Martins Ferreira, Prefeito de União da Vitória e Vice-Presidente da Amsulpar, Pedro Ivo Ilkiv, Prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, Prefeito de Paula Freitas, Mauro Feliz dos Santos, Prefeito de Paulo Frontin, Jamil Pech e também estavam presentes os Secretários de Saúde dos nove municípios que compõe a Amsulpar.

Em primeiro momento foi discutido assuntos referentes à questão dos ônibus dos Cisvali. Com a contemplação de três novos ônibus, a frota soma um total de cinco veículos, o que possibilitou aumentar a cota de quinze para trinta dias, para cada cidade. A questão em debate foi o abastecimento desses veículos, que até o momento são de responsabilidade do Cisvali, sendo abastecidos com recursos do Programa Estadual de Apoio aos Consórcios Intermunicipais de Saúde (Comsus). No entanto, essa verba não está sendo o suficiente. Sendo assim, os secretário e prefeitos discutiram sobre as diferentes formas de colaborar com o Consórcio sobre esta questão.

Também foram colocados em pauta assuntos referentes ao Banco de Sangue de União da Vitória, e uma possível audiência com o Secretário de Saúde do Estado para a contratação de um médico por meio do Estado, uma vez que o hemocentro é de responsabilidade estadual, para que dessa forma os recursos adquiridos na entidade sejam revertidos para fins do mesmo.

Na sequência, o Conselho dos Secretários de Saúde de União da Vitória apresentou os gastos que os municípios estão tendo com as situações de alta e média complexidade. De acordo com a Presidente e Secretária de Saúde de São Mateus do Sul, Fernanda Garcia Sardanha, o conselho tem por objetivo mobilizaros prefeitos municipais com relação ao auto custo da media e alta complexidade que está ocorrendo nos municípios, sendo que a atribuição dos mesmos é atenção básica e primária. “A intenção é levantar um diagnóstico regional dos índices gastos e apresentar para o estado, para que dessa forma a gente consiga um aumento de repasse de recursos do sobre a média e alta complexidade que é de responsabilidade deste”. Fernanda frisou que somente assim os municípios terão recursos para investir naquilo que realmente é de sua responsabilidade.

Marisa também ressaltou que um dos objetivos do Cisvali para este ano, é fazer do Consórcio um órgão de apoio e de referência para tratar de assuntos de alta complexidade com o estado. “Outra meta que queremos cumprir ainda neste ano é a construção da nova sede, juntamente com a Amsulpar”, destaca ela.

Fonte: Assessoria Amsulpar