Mais de 120 produtores prestigiaram tarde de campo sobre a erva-mate na Lª Odessa – Pinaré

Aconteceu na quarta-feira, 06 de fevereiro, na localidade da Lª Odessa – Pinaré, no interior do do município de Cruz Machado, um dia de campo sobre a cultura da erva-mate. O evento foi organizado em parceria pelas Secretarias Municipais de Administração, Agricultura e Meio Ambiente, Emater e Associação Vale do Mate e contou com mais de 120 produtores.

O evento teve início  com a fala do secretário da agricultura e meio ambiente, Valdir Ostrowski que dando as boas vindas aos presentes expôs os trabalhos referentes à erva-mate desenvolvidos pela secretaria no município. Também estavam presentes o Engenheiro Agrônomo Rubens Antônio Costa, o qual veio representando o Escritório Regional da EMATER de União da Vitória, o ex-chefe da SEAB de União da Vitória Jair Roberval S. de Mello, Sidnei Milczuk Técnico Agrícola municipal e demais especialistas do setor.  

No encontro os presentes puderam conhecer mais sobre a Lei 13.791/2019, que instituiu a Política Nacional da Erva-mate e sobre a Lei 19.636/2018 que Instituiu a Política Estadual de Incentivo à Erva-Mate, seus derivados e congêneres no Estado do Paraná, explanadas pelo  Assessor Geral da Administração Johnny Otto.

O Técnico Agrícola da EMATER Osmar Chipanski apresentou sobre As Pragas da Cultura da Erva-mate além outros assuntos ligados a Cultura da erva-mate. Na oportunidade o Assessor Geral da Administração Johnny convidou todos os produtores a participarem do 3° Congresso da Erva-mate que acontecerá em Cruz Machado em 08 de Agosto de 2019.