IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente teve como tema o cotidiano pós pandemia

No dia 2 de dezembro, sexta-feira da última semana, aconteceu no auditório da Igreja Luterana a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que teve como tema central “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

As Conferências dos Direitos da Criança e do Adolescente são um espaço de deliberação, defesa, promoção sobre os Direitos desse público, além disso, é um momento de reflexão não somente sobre esses Direitos, mas é uma oportunidade de olhar para essa fase tão única da vida. É necessário garantir cada vez mais um presente e um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes.

Ao longo de sua existência, foram realizadas onze conferências nacionais, precedidas de etapas livres, municipais, regionais, estaduais/Distrito Federal, preparatórias à etapa nacional. A etapa municipal é organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cruz Machado, PR, pela Secretaria Municipal de Assistência Social e teve o apoio da Prefeitura Municipal.

Na abertura do evento estiveram presentes o prefeito, Antonio Luis Szaykowski, a Secretária de Assistência Social Silvana Rosnowski, o vereador Luis Antonio Presznhuk, representando o Legislativo Municipal, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Thiago Rodrigues Ferreira e o jovem Diego Gabriel da Silva, na oportunidade representando as crianças e adolescentes do município.

Na sequência, o professor Uilson Araújo, Assistente Social formado pelo Centro Universitário de Maringá, e com vasta experiência na área, palestrou sobre o tema da Conferência. Posteriormente aconteceram os debates com base nos eixos temáticos.