Entenda o que é o novo coronavírus

O QUE É O NOVO CORONAVÍRUS?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (nCoV-2019) foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.

Os primeiros coronavírus humanos foram identificados em meados da década de 1960. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

 

QUAIS OS GRUPOS DE RISCO DO CORONAVÍRUS?

O público mais vulnerável são os idosos e portadores de doenças crônicas, como diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares.

 

MULHERES GRÁVIDAS FAZEM PARTE DO GRUPO DE RISCO?

Ainda não existem dados específicos quanto aos riscos às gestantes, mas por passarem por mudanças imunológicas, elas podem ficar mais vulneráveis. Até agora, não foram confirmados casos de transmissão da mãe para o bebê durante a gestação, nem contaminação do leite materno. Mesmo assim é importante lembrar que as grávidas, bebês e crianças podem transmitir o vírus para outras pessoas, independentemente de apresentarem sintomas.

 

É POSSÍVEL ESTAR COM A DOENÇA MESMO SEM APRESENTAR SINTOMAS?

Sim. Alguns pacientes não apresentam sintomas, mesmo infectados com o vírus.

 

COMO DIFERENCIAR A COVID-19 DO RESFRIADO E DA GRIPE?

Os sintomas da Covid-19 lembram em partes os da gripe e do resfriado. Por isso, é fundamental fazer o teste para confirmar o diagnóstico.

 

POSSO CONTRAIR O CORONAVÍRUS PELO AR?

Sim. As gotículas contaminadas ficam suspensas no ar quando o doente tosse ou espirra.

 

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO PODEM TRANSMITIR O NOVO CORONAVÍRUS?

Até o momento a Organização Mundial da Saúde informa que não há evidencias significativas de que animais podem ficar doentes ou transmitir a Covid-19. Estudos ainda estão sendo realizado para que se identifique como o vírus se comporta em outros organismos.

 

QUAIS REMÉDIOS POSSO TOMAR PARA PREVENIR OU COMBATER A COVID-19?

A Secretaria de Saúde não recomenda a automedicação contra o novo coronavírus. O uso de antibióticos e vitaminas não são indicados porque não tem eficácia comprovada na melhora de quadros da Covid-19.

Ainda não há vacina contra o coronavírus. A vacina da gripe também não protege contra ele. A melhor maneira de prevenir a doença é evitar a contaminação, adotando as medidas de prevenção.

 

TENHO ALGUNS SINTOMAS QUE PODEM SER DO CORONAVÍRUS, O QUE DEVO FAZER?

Entre em contato diretamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Cruz Machado através do telefone (42) 3554-1945, que nossa equipe lhe passará maiores informações.