Cuidados quanto à circulação do vírus da febre amarela em nossa região

Fica um alerta para a população de Cruz Machado referente à circulação do vírus da febre amarela em nossa região. A Vigilância Sanitária do município verificou um bugio positivo para o vírus, coletado pela primeira vez em 01/02/2020 e, desde então, ela vem monitorando a situação da doença. Ao todo já são 15 resultados positivos para febre amarela em órgãos coletados destes animais que morreram em decorrência da doença. Entre coletas e verificação de primatas mortos, houve 36 ocorrências ao todo e, neste período sazonal, verificamos novamente a circulação do vírus.

A Vigilância Sanitária salienta que o bugio morto não transmite a febre amarela, mas o seu manuseio não é recomendado, podendo apresentar alguma doença cadavérica, bem como, uma grande população de organismos decompositores.

O mais importante neste momento é para que a população fique atenta à morte de animais no entorno de sua residência. Se verificar a presença de bugios mortos comunique imediatamente o agente comunitário de saúde de sua área ou, uma Unidade de Saúde do município. Assim, a Vigilância Sanitária poderá realizar a verificação da situação e comunicar à 6ª Regional de Saúde para coleta dos órgãos, ou então, a marcação pela Vigilância de um ponto via GPS para o acompanhamento da circulação do vírus.

 

Verifique também a sua carteirinha de vacinação. A vacina contra a febre amarela está disponível nas unidades de saúde de todo estado e é feita a partir dos 05 anos até 60 anos, existindo desde 1937 no Brasil. Se você nunca tomou a vacina deverá se vacinar.

A febre amarela é transmitida por mosquitos do gênero sabethes e haemagogus (vetores) que se alimentam do sangue de um bugio infectado (hospedeiro) passando a carregar o vírus. Quando picar outro bugio ou, até mesmo o ser humano que não tenha sido imunizado, irá transmitir a doença. O mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zica Vírus e Chikungunya, também pode transmitir a febre amarela, caracterizada como “febre amarela urbana”. A febre amarela é uma doença extremamente letal, a sua mortalidade pode chegar à 50% quando apresentada na forma grave.

Acompanhe abaixo o vídeo com a equipe da Vigilância Sanitária falando sobre a questão da febre amarela.