Cruz Machado realiza II Conferência Municipal de Segurança Alimentar

A Prefeitura de Cruz Machado, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), promoveu nessa sexta-feira, 14 de junho, no auditório da Igreja luterana, a II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com o tema “Comida no Campo e na Cidade: O que temos e o que Queremos”.

A conferência teve como objetivo identificar os avanços e obstáculos para a efetivação do DHAAA – Direito Humano a Alimentação Adequada e apresentar preposições, para garantir a todos, comida no campo e na cidade. Teve como objetivo ainda avaliar, segundo a perspectiva do desenvolvimento sócio ambiental sustentável, os desafios atuais da política e do Plano Nacional de Segurança Alimentar e nutricional para avançar na realização do DHAA e na promoção da soberania alimentar em âmbito nacional e internacional.

Ainda, sobre os objetivos do evento, avançar no comprometimento dos três poderes da República e das esferas municipais, estadual e nacional, e ampliar a participação e compromisso da sociedade brasileira no processo de construção do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, reafirmando o pacto social em torno do direito humano a Alimentação Adequada e Saudável e da Soberania Alimentar. Por fim, o último objetivo foi eleger e referenciar os delegados para a Conferência Regional.

Além dos debates sobre o tema central, o evento ainda proporcionou uma conversa sobre o que já está sendo desenvolvido em Cruz Machado e o que pode ser melhorado em relação às políticas alimentares e nutricionais.