Com a elevação das temperaturas, acidentes com taturanas e cobras aumentam e cuidado deve ser redobrado
Com a elevação das temperaturas, principalmente na primavera e no verão, os casos de acidentes com a lagarta Lanomia ou Taturana aumentam e a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Sanitária do Município de Cruz Machado alerta a população sobre os cuidados que devem ser tomados.
As lagartas podem ser encontradas tanto na Área Urbana e como Rural, pois as mesmas habitam em árvores frutíferas, árvores silvestres, troncos, raízes e folhas.
Os acidentes causados são graves e causados através do contato das cerdas com a pele, e em caso do incidente, a pessoa deve ser encaminhada o mais rápido possível para o Hospital, trazendo consigo, se possível uma amostra da lagarta para identificação.
Caso alguma Taturana seja encontrada é preciso comunicar o serviço de Vigilância Sanitária pelo telefone 3554 -1294, que a mesma irá até o local fazer a coleta para fabricação de soro.
Todo o cuidado deve ser redobrado inclusive com picadas por cobras. O nosso município está com grandes índices de acidentes com cobras.
A população deve tomar cuidado e se proteger quando forem em matas: usar botas de cano alto, evitar andar descalço, protegendo as mãos e não as colocando em tocas, cupinzeiros, ocos de troncos, etc.
Em casos de acidentes a pessoa deve ser encaminhada o mais rápido possível para o HOSPITAL e se for possível levar junto a cobra para identificação.