Serviços Prestados ao Cidadão – Engenharia
CONSULTA PRÉVIA PARA CONSTRUÇÃO
O que é: Este serviço oferece a Consulta para analisar a situação atual de um imóvel e se é possível obter um alvará de construção.
Quando Solicitar: Quando há interesse em construir.
Público-alvo: Qualquer pessoa.
Requisitos, documentos e informações:
- Guia amarela preenchida,
- Matricula atualizada (3 meses),
- Documento de identificação,
- Croqui ou planta baixa do imóvel com localização e copia carnê de IPTU.
Prazo Máximo: O serviço é fornecido em até 15 dias úteis.
Taxas ou Preço Público: A Consulta Prévia é gratuita, porém pode haver taxa de expediente em caso de necessidade de emissão do documento adicional.
Canais para solicitar:
- Formúlario Eletrônico: Formulário de Consulta Prévia Para Construção
- Protocolo Eletrônico: Protocolo Eletrônico
- Presencial: Departamento de Protocolo – Avenida Vitória, 251, Centro, Sede da Prefeitura. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
Principais etapas:
- Acessar e Preencher o Formúlario Eletrônico: Formulário de Consulta Prévia Para Construção, e aguardar o retorno via Email, ou,
- Baixar a Guia Amarela preencher e enviar via Protocolo Eletrônico e acompanhar o resultado da analise, ou,
- Baixar a Guia Amarela preencher e Protocolar presencialmente no Departamento de Protocolo – Avenida Vitória, 251, Centro, Sede da Prefeitura. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
Legislação: Lei 1216/2009 – ZONEAMENTO, USO E OCUPAÇÃO DO SOLO
Lei 1281/2010 – CÓDIGO DE OBRAS
Observações: Não há
Órgão responsável: Departamento de Projetos e Engenharia
Manifestação sobre o serviço: Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão, utilize o Canal de Ouvidoria Municipal.
ALVARÁ DE LICENÇA PARA CONSTRUÇÃO, AMPLIAÇÃO OU REFORMA E APROVAÇÃO DE PROJETOS
O que é: Emissão de alvará que permite a construção em imóvel regular.
Quando Solicitar: Quando há interesse em construir.
Público-alvo: Qualquer pessoa.
Requisitos, documentos e informações:
- Projeto arquitetônico (4 vias quando físico);
- projeto hidrossanitário (4 vias quando físico);
- projeto elétrico (4 vias quando físico);
- projeto estrutural (4 vias quando físico);
- memorial descritivo (4 vias quando físico);
- matrícula atualizada (3 meses);
- ART do engenheiro responsável;
- Documento de identificação do proprietário.
Prazo Máximo: O serviço é fornecido em até 15 dias úteis.
Taxas ou Preço Público: Pedido gratuito, taxas de emissão por conta do setor de tributação.
Canais para solicitar:
- Protocolo Eletrônico: Protocolo Eletrônico
- Presencial: Departamento de Protocolo – Avenida Vitória, 251, Centro, Sede da Prefeitura. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
Principais etapas:
- Protocolar requerimento digital em Protocolo Eletrônico e acompanhar o resultado da analise, ou,
- Protocolar presencialmente no Departamento de Protocolo – Avenida Vitória, 251, Centro, Sede da Prefeitura. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
Legislação: Lei 1216/2009 – ZONEAMENTO, USO E OCUPAÇÃO DO SOLO
Lei 1281/2010 – CÓDIGO DE OBRAS
Observações: Não há
Órgão responsável: Departamento de Projetos e Engenharia
Manifestação sobre o serviço: Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão, utilize o Canal de Ouvidoria Municipal.
CERTIDÃO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO
O que é: Permissão para implantação de empreendimento em determinado local de acordo com leis vigentes.
Quando Solicitar: Quando há interesse de implantação de determinado empreendimento.
Público-alvo: Qualquer pessoa.
Requisitos, documentos e informações:
- Requerimento;
- documento de identificação;
- matrícula do imóvel atualizada;
- planta georreferenciada.
Prazo Máximo: O serviço é fornecido em até 15 dias úteis.
Taxas ou Preço Público: Pedido gratuito, taxas de emissão por conta do setor de tributação.
Canais para solicitar:
- Protocolo Eletrônico: Protocolo Eletrônico
- Presencial: Departamento de Protocolo – Avenida Vitória, 251, Centro, Sede da Prefeitura. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
Principais etapas:
- Protocolar requerimento digital em Protocolo Eletrônico e acompanhar o resultado da analise, ou,
- Protocolar presencialmente no Departamento de Protocolo – Avenida Vitória, 251, Centro, Sede da Prefeitura. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
Legislação: Lei 1216/2009 – ZONEAMENTO, USO E OCUPAÇÃO DO SOLO
Lei 1281/2010 – CÓDIGO DE OBRAS
Observações: Não há
Órgão responsável: Departamento de Projetos e Engenharia
Manifestação sobre o serviço: Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão, utilize o Canal de Ouvidoria Municipal.
CERTIDÃO DE CONCLUSÃO DE OBRA E HABITE-SE
O que é: Emissão de certidão de conclusão de obra e habite-se de obra finalizada e com alvará vigente.
Quando Solicitar: Quando a obra referente estiver finalizada dentro do prazo de validade do alvará de construção (2 anos).
Público-alvo: Pessoa que possuir alvará de construção vigente (2 anos) e obra referente a este finalizada.
Requisitos, documentos e informações:
- Requerimento;
- alvará de construção;
- ART de engenheiro responsável;
- cópia física ou digital dos projetos;
- notas fiscais para dedução de ISSQN.
Prazo Máximo: O serviço é fornecido em até 30 dias úteis.
Taxas ou Preço Público: Pedido gratuito, taxas de emissão por conta do setor de tributação.
Canais para solicitar:
- Protocolo Eletrônico: Protocolo Eletrônico
- Presencial: Departamento de Protocolo – Avenida Vitória, 251, Centro, Sede da Prefeitura. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
Principais etapas:
- Protocolar requerimento digital em Protocolo Eletrônico e acompanhar o resultado da analise, ou,
- Protocolar presencialmente no Departamento de Protocolo – Avenida Vitória, 251, Centro, Sede da Prefeitura. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
Legislação: Lei 1216/2009 – ZONEAMENTO, USO E OCUPAÇÃO DO SOLO
Lei 1281/2010 – CÓDIGO DE OBRAS
Observações: Não há
Órgão responsável: Departamento de Projetos e Engenharia
Manifestação sobre o serviço: Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão, utilize o Canal de Ouvidoria Municipal.
APROVAÇÃO DE DESMEMBRAMENTO/UNIFICAÇÃO/RETIFICAÇÃO DE ÁREAS
O que é: Aprovação de mapas e memoriais para desmembramento, unificação ou retificação de áreas.
Quando Solicitar: Quando houver interesse de desmembrar, unificar ou retificar áreas de imóveis.
Público-alvo: Pessoa proprietária de imóvel com interesse de desmembrar, unificar ou retificar áreas.
Requisitos, documentos e informações:
- Requerimento;
- mapas (4 vias quando físico);
- memorial descritivo (4 vias quando físico);
- matrícula do imóvel atualizada (3 meses);
- documento de identificação do proprietário;
- ART referente ao engenheiro responsável.
Prazo Máximo: O serviço é fornecido em até 15 dias úteis.
Taxas ou Preço Público: Pedido gratuito, taxas de emissão por conta do setor de tributação.
Canais para solicitar:
- Protocolo Eletrônico: Protocolo Eletrônico
- Presencial: Departamento de Protocolo – Avenida Vitória, 251, Centro, Sede da Prefeitura. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
Principais etapas:
- Protocolar requerimento digital em Protocolo Eletrônico e acompanhar o resultado da analise, ou,
- Protocolar presencialmente no Departamento de Protocolo – Avenida Vitória, 251, Centro, Sede da Prefeitura. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
Legislação: Lei 1216/2009 – ZONEAMENTO, USO E OCUPAÇÃO DO SOLO
Lei 1281/2010 – CÓDIGO DE OBRAS
Observações: Não há
Órgão responsável: Departamento de Projetos e Engenharia
Manifestação sobre o serviço: Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão, utilize o Canal de Ouvidoria Municipal.