Campanha Agosto Dourado conscientiza sobre a importância da amamentação

Agosto é o mês “Dourado”. Esta cor está relacionada ao “padrão ouro” de qualidade do leite materno, conforme define a Organização Mundial da Saúde (OMS). “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!” é o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2019 (SMAM 2019), promovida pela Aliança Mundial de Ação em Amamentação (WABA). No Brasil, a ação foi ampliada para todo o mês de agosto, através do Agosto Dourado.
Assim, este mês é todo voltado para incentivar e conscientizar pais e mães sobre os benefícios proporcionados pelo Aleitamento Materno, o qual é indicado de maneira exclusiva até os seis meses e recomentado que siga até os dois anos de idade da criança.
A amamentação é considerada um dos principais investimentos para salvar vidas, melhorar a saúde e ainda o desenvolvimento social e econômico de indivíduos e nações. É uma das ferramentas mais poderosas no combate à mortalidade infantil, doenças e subnutrição. Mas ele também é uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento dos bebês e de toda a sociedade.
Aqui em Cruz Machado a Secretaria de Saúde estará realizando durante todo este mês ações que visam a amamentação materna, mostrando os benefícios e conscientizando pais, família e toda a sociedade.

Todos podem ajudar e incentivar

FAMÍLIA
Vocês também podem abraçar esta causa e abraçar a amamentação, oferecendo ajuda aos pais com pequenos gestos como: trocar a fralda do bebê, colocar o bebê para arrotar, ficar com o bebê para os pais dormirem, ir ao mercado ou ajudar nas tarefas de casa, entre outros. Com pequenas atitudes você faz uma grande diferença.

EMPREGADOR
Empregador, sua participação é fundamental. Retornar ao trabalho após o nascimento do bebê é um assunto delicado para as mulheres. Por isso, veja se é possível fazer um horário mais flexível ou disponibilizar uma sala de apoio a amamentação para que a mulher possa retirar o seu leite na jornada de trabalho ou amamentar o seu bebê. Mas, acima de tudo, a compreensão e o seu apoio são a parte mais importante.

PROFISSIONAIS DA SAÚDE
O seu incentivo e seu apoio às mulheres e às famílias são muito importantes para que cada vez mais as crianças sejam amamentadas. Converse e oriente sobre as melhores práticas para o aleitamento materno.
Amamentar é importante para os bebês, para a família e toda a sociedade. Por isso, apoie, respeite e contribua para que mais mulheres amamentem seus filhos.