Cruz Machado é destaque no Prêmio Gestor Público Paraná

Cruz Machado foi novamente destaque no cenário estadual no 4º Prêmio Gestor Público Paraná, na disputa que valoriza os melhores projetos das administrações públicas. O município conquistou o 4º lugar do Paraná com o troféu Prêmio Gestor Público – Administração Tributária, pelo Programa Horas Máquina e também foi contemplado com o certificado de reconhecimento pelo Prêmio Helena Kolody – Professor Nota 10. Os prêmios foram recebidos pelo prefeito Antonio Luis Szaykowski, nesta segunda-feira, 12 de dezembro, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado. O evento reuniu autoridades de vários municípios, que competiram entre as várias categorias do prêmio.

 

Em 2015, o prefeito Antonio também foi destaque no 3º Prêmio Gestor Público Paraná, com o reconhecimento das ações desenvolvidas pelo Ambulatório Móvel. Agora, o prefeito Antonio conta três prêmios gestor público, nas áreas da saúde, educação e agricultura.

Prêmio Gestor Público Paraná

Com o objetivo de valorizar projetos de administração pública que sejam inovadores, criativos e que tragam desenvolvimento para a sociedade, o Prêmio Gestor Público Paraná está ajudando a melhorar a vida dos paranaenses. Por meio da valorização da capacidade administrativa dos gestores que elaboraram os projetos e implantaram ações em favor do desenvolvimento local, o prêmio também pretende incentivar os municípios do estado a adotar metodologias de planejamento, execução e controle de projetos em seus programas governamentais. Além do reconhecimento dos serviços públicos de qualidade, o Prêmio Gestor Público proporciona a possibilidade de outras cidades se inspirarem nas boas práticas e as experiências exitosas, gerando processo virtuoso.

O Prêmio é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), baseada na experiência bem-sucedida do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul (Sindifisco-RS), detentor da marca Prêmio Gestor Público.

Prêmio Helena Kolody – Professor Nota 10

O Prêmio Helena Kolody mobiliza todas as escolas municipais. Os professores passam a registrar seus trabalhos desenvolvidos na sala de aula, usando metodologia de ensino diferenciada, proporcionando aos estudantes condições para alargar os horizontes da vida, estimulando o gosto pelo conhecimento. O objetivo principal do projeto é reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores das escolas públicas municipais que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. A ação também visa identificar, valorizar e divulgar experiências de ensino/aprendizagem, com trabalhos dos professores da rede municipal de ensino.

Os alunos passam a participar mais, pois por meio dos projetos desenvolvidos é dado a eles mais chances de todos os envolvidos se aprofundarem nos problemas complexos, desafiadores e, às vezes, bastante confusos, que se assemelham a vida real. Ele dá para os alunos o exemplo de que estudar é bom e vale a pena estimulando o pensamento crítico e a leitura do mundo.

O projeto se divide em categorias: Educação Infantil (Berçário e Maternal), Educação Infantil (Pré 1 e Pré 2), Ano do Ensino Fundamental, 2º Ano do Ensino Fundamental, 3º Ano do Ensino Fundamental, 4º Ano do Ensino Fundamental, 5º Ano do Ensino Fundamental, Escolas Multisseriadas, Educação Especial e Sala de Recursos, Educação Física, Informática, Aula de Leitura e Outras, e Prêmio Especial.

São beneficiados anualmente uma média de 800 alunos com os projetos desenvolvidos nas escolas, além dos familiares e toda comunidade escolar. Todos os professores de escolas municipais podem se inscrever enviando um projeto desenvolvido com uma turma de alunos. Assim, além de participar do processo de premiação, os professores desenvolvem um exercício de reflexão sobre a própria prática o que garante o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Ou seja, independentemente do processo de seleção, a participação dos professores é um caminho para a busca da qualidade na educação, compromisso de todos os educadores.

Programa Horas Máquina

O município de Cruz Machado tem sua vocação centrada na agropecuária que de acordo com sua política agrícola e fundiária, diz que o mesmo adotará programas de desenvolvimento do meio rural, de acordo com suas aptidões econômicas, sociais e ambientais.

Como forma de fomento e incentivo à produção e desenvolvimento do município, fica o poder executivo municipal autorizado a implantar o Programa de Horas Máquina no município de Cruz Machado nas áreas urbanas e rurais, que tem como objetivo subsidiar parte do custo dos serviços executados na propriedade dos munícipes, indústrias e outros, conforme disponibilidade de maquinários, equipamentos e recursos humanos próprios ou terceirizados, dando sempre prioridade aos serviços que são de sua responsabilidade.

O objetivo da ação é: Subsidiar parte do custo dos serviços executados nas propriedades dos cruz-machadenses, indústrias e outros; Incentivar projetos que visem à recuperação ou conservação do solo e meio ambiente; Facilitar o escoamento da produção agropecuária; Possibilitar condições de melhorias nas comunidades; Fomentar e estimular o desenvolvimento do município; Apoiar e incentivar a instalação de indústrias no município; Os serviços prestados com máquinas e equipamentos para efetuar abertura e conservação de acesso às residências dos munícipes não terão custos, assim como, não será cobrado os serviços de abertura de valas para o aterramento de animais mortos junto às propriedades dos agricultores.

O Programa Horas Máquina ocasionou no aumento na arrecadação municipal por meio da emissão da nota de produtor e atingir 3.800 propriedades rurais. Serão prestados os serviços de horas máquina gratuitas aos interessados que se enquadrem no regulamento da lei, sendo limitados os préstimos à cinco horas nas áreas rurais, e de três horas nas áreas urbanas.