Cruz Machado realiza etapa municipal da Conferência Nacional de Educação
A Secretaria Municipal de Educação de Cruz Machado, em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou nesta quinta-feira, 20, a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (Conae). O evento foi realizado no período da manhã e tarde, no auditório da igreja luterana.
O sete eixos do documento referência da Conae foram discutidos pelos representantes dos colégios estaduais, escolas municipais, Apae, entidades do município, secretarias municipais e demais representantes.
O encontro teve início às 8h30, com a composição da mesa, com o prefeito Antonio Luis Szaykowski, o vice-prefeito, Edison Warken, vereadores e secretários dos departamentos municipais. Após a abertura oficial, os alunos do curso de formação de docentes, do Colégio Estadual Barão do Cerro Azul, apresentaram a peça de teatro “Pagando os Pecados”.
Após a apresentação, a mestre em Educação e Secretária Educacional da Associação dos Professores do Paraná (APP), Janeslei Aparecida Albuquerque, ministrou uma palestra explicando aos participantes cada um dos eixos.
De acordo com a Secretária de Educação de Cruz Machado, Isabel Frankenberger, a fase municipal é uma oportunidade de todos os membros das instituições da cidade discutirem juntos sobre a educação no município. “É um importante momento em que nos reunirmos e discutimos sobre a nossa educação. Pois é a educação que forma a nossa sociedade”, acredita.
As contribuições e propostas elaboradas na fase municipal serão analisadas e debatidas durante as conferências estaduais que devem ocorrer em setembro deste ano. As discussões resultantes das conferências estaduais serão levadas à Conae 2014 pelos delegados eleitos pelos segmentos e setores por eles representados, que será realizada em fevereiro de 2014.
A Conae é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.
Antes da discussão da conferência municipal, os eixos também foram trabalhados nas escolas, visando o debate entres todos os funcionários da instituição de ensino. Os eixos discutidos durante a fase municipal foram os seguintes: Eixo I – O plano nacional de educação e o sistema de educação: Organização e regulação, Eixo II – Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos, Eixo III – Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: Cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente, Eixo IV – Qualidade da educação: Democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem, Eixo V – Gestão democrática, participação popular e controle social, Eixo VI – Valorização dos profissionais da educação: Formação, remuneração, carreira e condições de trabalho e Eixo VII – Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social dos recursos.