Cruz Machado realizará 1ª Feira Regional do Programa Gênero e Geração
A União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), em parceira com o Sistema das Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol) Cruz Machado, Prefeitura de Cruz Machado e Associação de Proteção a Maternidade e a Infância (Apmi), promove nesse sábado, 18, na comunidade Rio das Antas, a 1ª Feira Regional do Programa Gênero e Geração.
O evento contará com exposição de artesanatos e produtos de comercialização da região, palestras de motivação, palestra sobre a importância a mulher na agricultura familiar, palestra sobre a valorização da mulher, exposição e degustação de receitas produzidas pelas mulheres durante as atividades do Gênero e Geração, certificação dos grupos do programa, entre outras atividades.
O Gênero e Geração conta em Cruz Machado com 10 grupos, que envolve mais 400 mulheres. O objetivo ainda para este ano é formar novos grupos e em comunidades que ainda não receberam o projeto. As atividades do projeto são desenvolvidas em parceria entre a Cresol e a Prefeitura de Cruz Machado. As ações são realizadas pela coordenadora do projeto na Região Centro Sul, Rosa Szaykowski, e envolvem atividades de cursos de artesanato, culinária, palestras de motivação, entre outras ações.
O Programa tem como objetivo fortalecer as relações familiares, valorizando o potencial, o trabalho e a identidade da mulher e do jovem, promovendo sua participação na unidade familiar, na cooperativa e nos grupos produtivos e também resgatar os conhecimentos e estratégias tradicionais a partir das experiências das gerações.
Com o projeto também é possível a organização de grupos produtivos, que irão trabalhar a agregação de valor e geração de renda. Todas as ações têm como objetivo transformar o conhecimento do público alvo, levando a eles diferentes alternativas de geração de renda e também a valorização profissional dos seus trabalhos. As ações desenvolvidas desenvolve a elevação da autoestima dos participantes e as atividades são aplicadas em grupos compostos por mulheres e adolescentes, que residem nas comunidades do interior do município e também em grupos na cidade.