Sul do paraná receberá investimentos de r$ 480 milhões, provenientes de um acordo com a Petrobras

Na manhã de ontem, terça-feira (11) participamos no Palácio Iguaçu, em Curitiba, de uma importante audiência com o governador Ratinho Junior, que, ao lado dos deputados Hussein Bakri e Alexandre Curi, recebeu os prefeitos de nossa região para debater a destinação de cerca de R$ 480 milhões, mediante um acordo com a Petrobras pela exploração do xisto aqui no Sul do Paraná.

O governador do Estado se comprometeu a fazer o direcionamento deste valor para a região, principalmente para investimentos em infraestrutura, de acordo com sugestões que serão apontadas pelos próprios municípios.

Há anos uma contradição sobre a compensação financeira relacionada ao pagamento pela Petrobras ao município de São Mateus do Sul e ao Estado do Paraná pela exploração do xisto era discutida, porém, no último ano este acordo foi fechado e em dezembro começou a ser pago, parcelado em 60 vezes.

Estes royalties provenientes do xisto serão aplicados nos setores da saúde e educação, determinados em lei, porém, também poderão ser aplicados em saneamento básico, tratamento de água, irrigação, meio ambiente, energia e pavimentação, com destaque para a infraestrutura.

Nesta reunião estivemos representados pelo prefeito Antonio Luis Szaykowski, representando também a Amsulpar, associação na qual ele é presidente. “Quero agradecer o governador por nos receber pelas mãos do deputado Hussein, para podermos construir juntos essa perspectiva de desenvolvimento da nossa região a partir de obras estruturantes. Agradeço ainda a prefeita Fernanda, por externar a ideia destes royalties com os municípios da Amsulpar e São João do Triunfo, pois, como sabemos, a Petrobras está em São Mateus do Sul, porém, por sua generosidade, toda nossa região sairá ganhando” destacou Antonio, falando sobre a reunião.

Além do prefeito de nosso município, também participaram a prefeita de São Mateus do Sul, Fernanda Sardanha; prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas; prefeito de Bituruna, Rodrigo Rossoni, acompanhado do vice-prefeito Rogerio Dalgallo; prefeito Abimael do Valle, de São João do Triunfo; e o vice-prefeito de General Carneiro, Célio Garbin.