Retorno das aulas presenciais é tema de importante reunião

O retorno das aulas presenciais neste ano letivo de 2021 novamente esteve em pauta na Gestão Cruz Machado para Todos. Na última sexta-feira (02) o prefeito Antonio Luis Szaykowski esteve reunido com integrantes de sua equipe de governo para debater assuntos relacionados ao tema, como a questão do transporte escolar, o qual é realizado pela Prefeitura Municipal.

Atualmente as aulas da rede municipal de ensino não estão sendo realizadas presencialmente devido à pandemia causada pela Covid-19 e continuarão pelas próximas semanas, sem previsão de retorno ao presencial. Na rede estadual, até o mês de junho, as aulas também estavam ocorrendo no sistema online / remoto, mas, ainda neste mês de julho, será no sistema híbrido, o qual é uma junção das aulas virtuais e presenciais, onde os estudantes são divididos em grupos, enquanto um está no ambiente escolar o outro acompanha as aulas virtuais.

Hoje são 1562 alunos matriculados na rede municipal, destes, 75% utilizam o transporte escolar para se deslocarem até as escolas. O Município, através de recursos livres, é responsável por aproximadamente 60% dos custos do transporte, sendo que, o restante do quantitativo vem de recursos do Estado e da União. A secretaria municipal de Transportes está mapeando as linhas do transporte escolar para que, posteriormente, seja feita a licitação das empresas terceirizadas que realização o transporte nas linhas em que o transporte não será realizado pelo município.

Ainda na sexta-feira, Antonio recebeu o Chefe do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, Carlos Aberto Polsin, e os diretores dos Colégios Estaduais de Cruz Machado. No encontro foram debatidas as questões relacionadas ao retorno das aulas presenciais na rede municipal e estadual, a importância do protocolo de biossegurança e a organização do trabalho administrativo e pedagógico, com ênfase para o transporte escolar.

Na reunião foi exposta a atual situação que o município enfrenta, sendo salientado que, através do diálogo, serão encontradas as melhores soluções neste momento crítico que ainda vivenciamos devido à pandemia. Antonio Destacou também que boa parte da frota dos ônibus da Prefeitura Municipal necessita de manutenção, devido ao tempo que estão parados, manutenção que estará ocorrendo nas próximas semanas, bem como a licitação das linhas do transporte escolar e universitário. O gestor deixou claro que o objetivo da Administração Municipal é encontrar os melhores caminhos e soluções para que, em breve, o transporte escolar seja novamente realizado pelo município.

Estiveram participando das reuniões, além do prefeito Antonio e chefe do NNR, Carlos Polsin, a secretária de Educação, Eliane Matzembacher, diretora auxiliar do Colégio Estadual Barão do Cerro Azul, Beatriz Vimmer, diretor do Colégio Estadual do Campo Estanislau Wrubleski, Nelson Chuede, diretora do Colégio Estadual do Campo Helena Kolody, Adriana Niendicker, coordenador da Casa Familiar Rural de Cruz Machado, Filipe Warken, secretária de Fazenda e Planejamento, Vera Benzak Krawczyk, diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Vilfrid Krischner e os representantes da Secretaria de Transportes, Luiz Gabelini, Rose Presznhuk, Wilson Brolini, e ainda, a primeira-dama, Rosa Szaykowski.