Prefeito e equipe da Secretaria Municipal de Saúde participam de reunião sobre o funcionamento do SAMU

O Prefeito Antonio Luis Szaykowski, acompanhado da equipe da Secretaria Municipal de Saúde e do Assessor Jurídico da Prefeitura Municipal de Cruz Machado, estiveram na última quinta-feira, 14, participando de uma reunião na sede do Cisvali, Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu. Em pauta estavam assuntos relacionados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU.

Como a implantação da rede de urgência e emergência do SAMU da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória é recente em nosso município e em toda a região, algumas dúvidas quanto ao seu funcionamento foram surgindo. Na reunião com Silvia Andrade e Edilson do Vale, representantes do Cisvali e Paula Krzyzanowski, chefe da 6ª Regional de Saúde, as dúvidas levadas pelo prefeito e sua equipe foram sanadas, e ainda receberam maiores informações quanto ao detalhamento técnico sobre o sistema.

O que é o SAMU?

O SAMU é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que atende os casos de urgência e emergência, financiado pelo Governo Federal, Estadual e Municipais, com a finalidade de melhorar o atendimento a população. Foi criado em 2003 e faz parte do Política Nacional de Urgências e Emergências.

Tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte.  Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível. A equipe é composta por condutores-socorristas, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, todos capacitados.

Quando acionar o Samu 192

– Parada cardiorrespiratória;

– Dor bem forte no peito (infarto);

– Dificuldade de respirar/engasgo;

– Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame);

– Intoxicação (envenenamento);

– Queimadura grave;

– Choque elétrico;

– Acidente de trânsito com vítima;

– Queda grave e fratura;

– Afogamento;

– Surto psiquiátrico;

– Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca;

– Trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o bebê.

Quando NÃO chamar o SAMU:

– No transporte para realização de exames;

– Transporte para internação hospitalar;

– Nas situações clínicas não urgentes (dor lombar crônica, febre baixa, problemas crônicos de saúde etc.);

– Em situações em que existe a condição de deslocamento por meios próprios ao atendimento hospitalar.