Parceria entre município e SEBRAE beneficia apicultores de Cruz Machado

A gestão Cruz Machado para Todos vem trabalhando desde o início de 2021 para dar subsídios aos agricultores do município em diversos ramos de produção. Um destes incentivos é relacionado com a produção de mel, que já foi muito forte em décadas passadas, mas que foi enfraquecendo nos últimos anos.

Em meados de abril, em parceria com o SEBRAE, foi realizada uma palestra com o tema “Apicultura de alta produtividade”, para apresentar um projeto visando aumentar a produção, que reuniu mais de 30 apicultores e interessados em trabalhar com a apicultura. Posterior a isso, 13 pessoas que participaram deste encontro aderiram ao programa para receber consultorias especializadas em produção de mel.

Na última quinta-feira, 14 de julho, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente formalizou a parceria com o SEBRAE/PR (Serviço de apoio as Micro e Pequenas Empresas do Paraná), assinando o contrato para prestação de consultoria técnica em Apicultura e Meliponicultura.

Este é um projeto totalmente gratuito aos produtores, que receberão assistência direcionada para uma melhor e maior produção de mel, o que possivelmente apresentará um maior resultado econômico.

Participaram do evento de assinatura, além dos produtores participantes, o prefeito Antonio Luis Szaykowski; secretário de Agricultura Silmar Kazenoh; consultor do SEBRAE Everton Moreira; instrutor responsável Wagner Gazziero; vereadores Luis Antonio Presznhuk e Marino Arndt; presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruz Machado, Silvio Kazenoh; secretário de Turismo, Rodrigo de Souza; e técnico agrícola da Secretaria de Agricultura, Sidnei Milczuk.