Dia do Servidor Público é celebrado pela Gestão Cruz Machado para Todos

A gestão Cruz Machado para Todos realizou, na quinta-feira (28), um café para os seus funcionários em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro. Devido à pandemia, a confraternização foi dividida por setores, onde, o prefeito Antonio Luis Szakowski e vice-prefeito Wilson estiveram participando, demonstrando o carinho, respeito e gratidão pelo funcionalismo da administração municipal, os quais desenvolvem um papel fundamental, ajudando a transformar nossa cidade, cuidando bem de nosso povo, prestando um serviço de qualidade ao município.

Pela manhã o encontro foi realizado no pátio de obras da cidade, na sequência no pátio de obras de Santana, Escola Lauro Mueller Soares, UBS de Santana, Escola Boleslau Sobota, Secretaria de Saúde e na Secretaria de Assistência Social. No período vespertino o café ocorreu no CMEI Antiocho Pereira, Escola Bronislau Kapusniak, Escola Milene da Silva Barczak, UBS da Linha Vitória, administrativo da Prefeitura e, no final da tarde, no Hospital Santa Terezinha.

O Dia do Servidor Público foi instituído no governo do presidente Getúlio Vargas, com a criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. Em 1938, foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde essa categoria de serviço passou a ser mais utilizado. Em 28 de outubro de 1939, foi publicado o Decreto n.º 1.713, que apresentava os direitos e deveres dos funcionários que prestavam serviços públicos, motivo pelo qual esta é a data de comemoração e homenagem a estes profissionais.