Alunos da Casa Familiar Rural participam do Programa Gênero e Geração

A Gestão Cruz Machado para Todos iniciou na última quarta-feira (28) a nova edição do Programa Gênero e Geração. O primeiro encontro foi realizado na Casa Familiar Rural, onde os alunos participaram de um curso sobre conservas, geleias e aproveitamento de alimentos.

O Gênero e Geração é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, Cooperativa de Crédito Cresol e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Já foram iniciadas conversas com entidades do município, visando parcerias futuras que tendem a fortalecer ainda mais o programa. As ações serão desenvolvidas nas comunidades do interior do município. As atividades envolvem cursos de artesanato, culinária, palestras de motivação, entre outras ações.

O desenvolvimento das ações busca a elevação da autoestima dos participantes, a construção de alternativas para comercialização e também o fortalecimento da agricultura familiar. “As atividades do projeto têm como meta a valorização da mulher, jovens e idosos e dos seus resultados”, conta a coordenadora do projeto, a primeira-dama Rosa Szaykowski, que coordena o Programa voluntariamente.

O Programa também possui como objetivo fortalecer as relações familiares, valorizando o potencial, o trabalho e a identidade da mulher e do jovem. Também promove a participação na unidade familiar, na cooperativa e nos grupos produtivos da Agricultura Familiar e Economia Solidária e resgata os conhecimentos e estratégias tradicionais da agricultura, a partir das experiências de gerações.