Administração Municipal trabalha na elaboração de um decreto municipal de Situação de Emergência em virtude da estiagem

A intensa estiagem que vem atingindo Cruz Machado desde meados de 2019, intensificada no último trimestre de 2021, tem causado danos humanos, ambientais e consequentes prejuízos, impactando diretamente a população, especialmente nas áreas rurais, com desabastecimento de água inclusive para dessedentação de animais e a produção agrícola do município.

A Gestão Cruz Machado para Todos realizou, na manhã de ontem, segunda-feira (3), uma importante reunião para debater a construção de um decreto municipal para declarar Situação de Emergência no território municipal em virtude da escassez das chuvas.

Para viabilizar este decreto é necessário fazer um levantamento dos números da estiagem, com laudos, dados, fotos, culturas agrícolas, produção de leite, erva-mate, pecuária, dentre outros, nas regiões atingidas. Assim, a reunião teve como objetivo realizar a primeira conversa com os setores e entidades diretamente envolvidos com a produção agricultura para buscar reunir estas informações técnicas.

Ainda nesta semana o decreto será formalizado e protocolado junto aos órgãos competentes para buscar o reconhecimento da emergência ao nível estadual e posteriormente reconhecimento federal.

Este decreto, vem de encontro com o decreto nº 10002, do Governo do Paraná, que declarou Situação de Emergência em virtude da estiagem, autorizando os órgãos estaduais a atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.

Participaram da reunião o prefeito Antonio Luis Szaykowski, vice-prefeito e prefeito em exercício, Wilson Daniel Barczak, chefe da Defesa Civil Municipal, José de Oliveira, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Silmar Kazenoh, secretária de Assistência Social, Silvana Rosnowski, equipe de governo e equipe técnica e ainda representantes de entidades envolvidas com a agricultura e pecuária em Cruz Machado.