Administração Municipal participa de Audiência Pública para debater a duplicação da BR-476

Foi realizada na noite de ontem, terça-feira (25), no Cine Teatro Luz, em União da Vitória, uma audiência pública para debater o impacto ambiental da duplicação da BR-476, num trecho de 163,7 km, desde o município da Lapa, passando por Antônio Olinto, São Mateus do Sul, Paulo Frontin, Paula Freitas e chegando à União da Vitória.

A duplicação da BR-476 é um anseio antigo de toda a região, pois sua atual condição precária da rodovia dificulta e muito o tráfego de veículos, colocando em risco a vida de todos que utilizam a estrada. A execução dessa obra é considerada essencial para o progresso da região, aumentará a segurança, melhorará viagens como, por exemplo, para a capital do Estado, e ainda fomentará o desenvolvimento regional em diversas áreas.

Nosso município esteve participando com o prefeito e presidente da Amsulpar, Antonio Luis Szaykowski, sendo que, na oportunidade, ele também representou o Deputado Estadual, Líder do Governo, Hussein Bakri. Também estiveram presentens os prefeitos Bachir Abbas (União da Vitória), Marisa Ilkiu de Souza (Porto Vitória), Sebastião Algacir Dalpra (Paula Freitas) e Jamil Pech (Paulo Frontin), e ainda diversas autoridades dos municípios da região, representantes de entidades e da comunidade.

A audiência foi organizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Instituto Água e Terra (IAT), e com a participação da Infra S.A – empresa responsável por obras ferroviárias.

No estudo conduzido, apresentado pela Infra S.A. ao IAT, os especialistas analisaram as particularidades dos componentes físicos (tais como solo, água e relevo), bióticos (incluindo flora e fauna) e socioeconômicos (envolvendo as comunidades) visando identificar quaisquer possíveis impactos que possam surgir com a obra. Foram propostas medidas para prevenir, minimizar ou compensar os impactos negativos e, ao mesmo tempo, maximizar os impactos positivos.

Na oportunidade, em conversa com a imprensa, Antonio destacou que “A audiência é de grande importância para a região Sul do Paraná, e estamos aqui em representação de todos os municípios que compõem a AMSULPAR. Esta é uma obra que transcende as divisões partidárias, unindo toda a sociedade civil organizada em busca de transformar a nossa região. Embora saibamos que o processo é longo e que há várias etapas até chegar à execução, estamos todos unidos nessa grande luta”, afirmou.

Ele ainda enfatizou a necessidade de um esforço conjunto: “Depende de todo o empenho da região. É de extrema importância garantir recursos federais para que essa obra realmente se concretize. Sabemos que não é um trabalho imediato, mas acredito que o esforço conjunto de toda a região fará a diferença e, em breve, poderemos realizar o sonho de duplicar a BR-476, o que beneficiará todos os municípios da região que utilizam essa rodovia diariamente”, concluiu.

Nesta quarta-feira, 26, é São Mateus do Sul que recebe a audiência pública, na quinta-feira, 27, é a vez da cidade de Lapa.