ABRIL VERDE: mês dedicado à prevenção de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho

O movimento abril verde é uma iniciativa popular de participação espontânea que chama a atenção para a adoção de cuidados permanentes, a fim de evitar a ocorrência de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais. A escolha do mês de abril ocorreu devido a 28 de abril ser Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Nesta data, no ano de 1969, ocorreu uma explosão na mina da cidade de Farmington, estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores. O símbolo da campanha é o laço verde.

O município de Cruz Machado, por meio da secretaria municipal de saúde – Setor de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador executam continuamente diversos trabalhos a fim de prevenir os acidentes ocorridos no ambiente de trabalho, como vistorias em empresas, canteiros de obras, combate ao trabalho infantil, investigação de acidentes de trabalho, orientações quanto ao trabalho no campo.

Lembramos sempre aos trabalhadores do nosso município que as principais formas de prevenir acidentes de trabalho são: o uso correto de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual), ter um ambiente de trabalho planejado, maquinas e equipamentos dentro das normas e com frequente manutenção.