Cruz Machado contrata empresa para realizar serviços do Programa Horas Máquina e atender o produtor porteira adentro

O prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, assinou na última segunda-feira, 26, o contrato de serviços de horas máquinas, as quais atenderão diretamente os produtores rurais do município, com prioridade para serviços de terraplanagem, visando os agricultores que esperam pelos serviços há meses e até mesmo alguns anos. O Programa Horas Máquina é regulamento pela lei municipal n.º 1.411/2013. O serviço será executado pela empresa Leoni Aparecida Szala Siedlowski Eireli, contratada através de processo licitatório.

O projeto é uma forma de incentivo à produção e desenvolvimento do município em subsidiar parte do custo dos serviços executados na propriedade dos munícipes, indústrias e outros. Serão 800 horas, divididas em 300 horas de retroescavadeira e 500 horas de pá carregadeira. Ainda, no contrato n.º 110/2021, o qual possui vigência de um ano, estão inclusas 1200 horas de caminhão caçamba que estará auxiliando no processo de recuperação de estradas, tendo em vista a grande demanda e a dificuldade em que as secretarias de Obras e Estradas Rurais estão enfrentando com a falta de caminhões.

Nesta etapa serão atendidos cerca de 200 produtores rurais. Nestes seis primeiros meses cerca de 400 agricultores já foram atendidos no Horas Máquina, todos com maquinário próprio da Prefeitura Municipal. A contratação de uma empresa terceirizada para prestar os serviços e agilizar os atendimentos vem de encontro com as economias que a Gestão Cruz Machado Para Todos já conseguiu realizar, pois, a empresa foi contratada com recursos próprios, investimento pensado para cuidar bem do agricultor porteira adentro.

O objetivo do Horas Máquina é em incentivar projetos que visem a recuperação ou conservação do solo e meio ambiente; facilitar o escoamento da produção agropecuária; possibilitar condições de melhorias nas comunidades; fomentar e estimular o desenvolvimento do município; e também apoiar e incentivar a instalação de indústrias no município. A assinatura do contrato ocorreu próximo ao Dia do Colono, comemorado no último domingo, sendo assim, uma maneira da gestão homenagear a agricultura familiar, que contribuem diretamente com o desenvolvimento do município.

Na assinatura do contrato, estiveram presentes no gabinete, além do prefeito Antonio, o vice-prefeito Wilson Daniel Barczak, secretário de Obras Nelson Brautigam, secretário de Estradas Rurais Ernani Barczak, secretário de Agricultura Silmar Kazenoh, secretário de Indústria e Comércio João Gilmar Grenat, controladora interna Kelly Romeike Nadolny, diretor de Agricultura Vilfrid Kirschner, técnico agropecuário Sidnei Milczuk, presidente da Defesa Civil José de Oliveira e, ainda, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruz Machado Silvio Kazenoh, representando na ocasião o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, CMDR. Na terça-feira, 27, esteve no gabinete o representante da empresa licitada, acertando os detalhes do funcionamento do programa, para que em breve, as máquinas já possam atender os beneficiários.

Os interessados em se cadastrar no programa devem comparecer na Secretaria da Agricultura para realizar o cadastro e apresentar a matrícula atualizada do imóvel ou contrato de compra, ou arrendamento, RG, CPF, liberação ambiental quando for o caso e estar quitados com tributos municipais.