13 projetos são premiados no 19º Prêmio Helena Kolody

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura da Gestão Cruz Machado para Todos realizou na manhã da última quinta-feira (13) o evento de revelação dos vencedores do 19º Prêmio Helena Kolody – Professor Nota 10. O evento aconteceu no salão da AMAI e contou com a presença de todos os profissionais na área da educação da Escola Municipal Prefeito Boleslau Sobota, Escola Municipal Dr. Lauro Müller Soares, Escola Municipal Professor Bronislau Kapusniak, Escola Municipal Milene da Silva Barczak, Centro de Educação Infantil Antiocho Pereira, Centro de Educação Infantil Vovó Cecilia, Centro de Educação Infantil Maria Gaioski Busch e das escolas multisseriadas do interior do município.

Tradicional em nosso município e com edições anuais, o Prêmio Helena Kolody teve um hiato de dois anos, pois, desde 2019, em virtude da pandemia, não foi realizado. Este prêmio tem por objetivo identificar, valorizar e divulgar experiências de ensino/aprendizagem dos trabalhos aplicados pelos educadores da rede municipal de educação.

O professor elabora o projeto e desenvolve as ações, na prática com os alunos. Os trabalhos são avaliados pela comissão julgadora, que analisa as atividades sem conhecer o nome do professor. Este ano 43 professores apresentaram seus projetos. Todos os professores participantes receberam o certificado de 120 horas e os ganhadores de cada categoria foram contemplados com uma smart tv 32’.

O encontro contou com a abertura oficial, onde estiveram presentes o prefeito Antonio Luis Szaykowski; secretária de Educação Eliane Matzenbacher; representante do Legislativo, vereador Luis Antonio Presznhuk; presidente do Conselho Municipal de Educação Terezinha Golênia; e ainda os diretores das escolas e Cmeis municipais.

Na sequência o cantor Michel Martins realizou uma homenagem aos professores, pela passagem do Dia do Professor em 15 de outubro, com a interpretação de uma linda canção. Também ocorreu o projeto Talentos Literários, a fim de estimular e despertar o prazer por leituras literárias, conhecer os escritores de nosso município, assim como também presenciar sua trajetória. Quatro escritores participaram: Alecsandro GRUBER, HELENA BRZOZOWSKI, MARLENE BAHNERT e Olga Zimolong.

Também teve a entrega de uma lembrança aos professores oficineiros do 1º Workshop Pedagógico, realizado no mês de julho e, por fim, o momento mais aguardado, a revelação dos vencedores do Prêmio Helena Kolody.

Confira a lista com os nomes dos ganhadores de cada categoria do 19º Prêmio Helena Kolody.

I – Educação Infantil (Berçário e Infantil I)
Projeto: Explorando o Mundo Através das Sensações.
Professora Marshele M. dos Santos.

II – Educação Infantil (Infantil II e Infantil III)
Projeto: O Pequeno Cientista, um novo olhar para as descobertas.
Professora Maira Camile Silverio.

III – Educação Infantil (Infantil IV e Infantil V)
Projeto: Pós Pandemia: A Socialização para inserção da criança no ambiente escolar.
Professora Marilene Wollinger.

IV – 1º ano do Ensino Fundamental
Projeto: Contribuições da modelagem matemática na formação de crianças do primeiro ano dos anos iniciais.
Professora Raquel Grossmann Jocoski.

V – 2º ano do Ensino Fundamental
Projeto:  Faça sua parte no combate ao Aedes Aegypti.
Professora Solange Okopna Pelepek

VI – 3º ano do Ensino Fundamental
Projeto: Conhecendo nossa história, valorizando nossas raízes.
Professora Jaqueline M. Sedlaczek Barczak.

VII – 4º ano do Ensino Fundamental
Projeto: A música como ferramenta motivadora à aprendizagem no pós pandemia.
Professora Sonia Mara Andriguetto.

VIII – 5º ano do Ensino Fundamental
Projeto: Brasil: Eu moro aqui, você mora ali! Abordagem histórica, geográfica e matemática com uso das tecnologias.
Professora Rose Mundel Schmidt.

IX – Escolas Multisseriadas (Educação Infantil, 1º, 2º, 3º 4º e 5º ano do Ensino Fundamental)
Projeto: A importância do Lúdico na Aprendizagem.
Professor Iziquiel Zwierczykowski.

X – Educação Especial e Sala de Recurso
Projeto: Neurociência aliada a educação: Desvendando, entendendo e estimulando múltiplas inteligências.
Professora Sandra Cristina Andriguetto

XI – Educação Física, aula de leitura e outras atividades desenvolvidas na escola de maneira interdisciplinar
Projeto: Prazeres da Leitura.
Professora Dalila M. Rucker.

Destaque Educação Infantil
Projeto: Educação Infantil além da sala de aula: vivências e experiências que ensinam.
Professora Katia Aparecida Sabai

Destaque Ensino Fundamental
Projeto: Escola, professores, alunos, família: o quarteto fantástico, unidos pelo desenvolvimento da aprendizagem.
Professor Celso Seledes.