Use a máscara. Projeta você, quem está ao seu redor e ajude a proteger uma cidade inteira

Os casos do novo coronavírus, COVID-19, vem aumentando dia após dia em todo o Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados no boletim informativo do último dia 04, em todo território nacional já são 107.780 casos confirmados da doença com 7.321 óbitos, uma taxa de letalidade de 6,8%. Até o momento, a região sul registrou 5.792 casos, estes representa 5,4% de toda a contaminação em nosso país.

No Paraná, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, 1.562 foram confirmados. Destes, 1.030 pessoas já se recuperaram e 94 pacientes vieram a falecer em decorrência da doença. Até o momento, Cruz Machado não tem nenhum caso confirmado, sendo que 12 já foram descartados e 01 segue como suspeito. Dos municípios próximos, União da Vitória já confirmou 07 casos da doença, todos estes já curados. Porto União, em Santa Catarina, tem 04 casos confirmados. Pinhão tem 02 casos da doença e Guarapuava registrou 16 casos, com 01 óbito. Na manhã desta terça-feira (05) foi confirmado o primeiro caso de COVID-19 em Inácio Martins.

Com todas estas informações, as recomendações continuam sendo para que a população permaneça se precavendo, tomando os devidos cuidados de prevenção, sempre lavando bem as mãos com água e sabão ou então álcool gel, cuidando para não deixar de lavar os pulsos, entre os dedos e embaixo das unhas, bem como limpar os objetos mais manuseados com álcool gel. Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o braço ou com um lenço descartável. Mantenha os ambientes sempre ventilados e arejados.

Se possível fique em sua casa. Só saia em casos de extrema necessidade. E quando sair lembre que de acordo com a Lei Estadual nº 20.189, é obrigatório o uso da máscara em qualquer ambiente coletivo, mesmo que em céu aberto, como vias públicas, comércio, instituições bancárias e demais estabelecimentos similares, havendo multa em caso de descumprimento.

Use a máscara. Projeta você, quem está ao seu redor e ajude a proteger uma cidade inteira.