UBS Ludovica Karaz recebe selo Bronze de certificação

A última sexta feira, 2 de março, foi de muita alegria e comemoração para a equipe da UBS (Unidade Básica de Saúde) Ludovica Karaz. Funcionários da unidade, Secretária Municipal de Saúde Noeli Pasa Barczak e o Prefeito Municipal Euclides Pasa estiveram em Guarapuava-PR para receber o selo de certificação de Tutoria na Atenção Primária à Saúde do Paraná na categoria Bronze pela Secretaria de Estado da Saúde.

A entrega foi realizada na Faculdade Campo Real e contou com a presença de diversas autoridades estaduais entre elas do Secretário do Estado da Saúde Michele Caputo Neto. O programa foi criado em 2014 e desde então vem premiando e reconhecendo o trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde que atuam no atendimento direto à população.

Para poder receber a classificação, as unidades de saúde aderem ao programa  Apsus, de qualificação  da Atenção Primária à Saúde e participam do projeto de tutoria. Com o apoio técnico das regionais de saúde, as equipes modificam o modelo de atendimento, priorizando o cuidado integral ao paciente com base nos conceitos e diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde. Após a adaptação a unidade passa por uma avaliação onde 105 itens são verificados, como estrutura física, processos de trabalho e etc. Os selos são divididos em três categorias (bronze, prata e ouro), que variam de acordo com o grau de exigência dos requisitos.