Transporte universitário gratuito beneficia 250 estudantes

Transporte universitário gratuito beneficia 250 estudantes de Cruz Machado 2016Os estudantes de Cruz Machado são beneficiados pelo “Programa Transporte Universitário”. A administração municipal regulamentou o transporte universitário por meio da lei 1488/2014.

O transporte é oferecido gratuitamente. A ação tem como objetivo incentivar o acesso ao ensino superior e também de reduzir as despesas dos estudantes que precisam se descolar até às cidades de União da Vitória (PR) e Porto União (SC), para frequentarem os cursos de graduação.

Segundo a Secretaria Municipal de Transporte, neste ano de 2016, o projeto está beneficiando 250 estudantes.  Também é objetivo da administração municipal oferecer melhores condições para que a população cruz-machadense tenha cada vez mais acesso ao ensino superior.

Diariamente são disponibilizados sete ônibus, um pela manhã e seis na parte da noite, sendo que um realiza o transporte do distrito de Santana. São 50 alunos no período matutino e 200 estudantes no período noturno.

Para ter direito ao transporte universitário gratuito, os estudantes necessitam fazer um cadastro na Secretaria Municipal de Transporte ou na Secretaria Municipal de Educação, e apresentar o comprovante de matrícula da instituição de ensino. A coordenação do Transporte Universitário é realizada pela Secretaria de Transporte.

O transporte universitário previsto em lei deve garantir ao aluno o transporte pelo trajeto de ida e volta, devendo estabelecer-se um ponto em comum, em que ocorrerão embarques e desembarques dos usuários, até a unidade de ensino superior ou profissionalizante. A execução do transporte municipal universitário será realizada pelos veículos da municipalidade, empresas terceirizadas, contratadas por meio de procedimentos próprios, e pelos veículos adquiridos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As manutenções e desenvolvimentos do transporte universitário ocorrerão por dotações orçamentárias próprias.