Seminário encerra PNAIC 2017-2018

Com objetivo de atender à Meta 5, do Plano Nacional de Educação, que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental, surgiu em 2012 o PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Um compromisso entre governos Federal, Estadual e Municipal.

No PNAIC os professores alfabetizadores e orientadores de estudos participam de uma formação, cuja carga horária é de 180 horas. A formação é destinada aos professores que atuam na Educação Infantil, professores alfabetizadores e à um coordenador pedagógico por Unidade Escolar. A formação auxilia para que possa ser desenvolvido um trabalho com qualidade, através de suporte didático-pedagógico.

Neste ano foi a primeira vez que o PNAIC também abordou a educação infantil. O tema de 2018 girou em torno da leitura através da linguagem oral e escrita para alunos do infantil 5 e o ensino da Língua Portuguesa e Matemática para o 1º ciclo. Na cidade de Cruz Machado participaram vinte (20) professores de educação infantil e vinte e oito (28) professores do primeiro ciclo.

Os encontros aconteciam na sala de reuniões, na parte externa da prefeitura municipal. O primeiro encontro aconteceu no dia 21 de maio de 2017. Neste dia foram realizadas as oficinas Contando e encantando com o Fio de Contas Matemática e Leitura Deleite. O objetivo foi apresentar o Fio de Contas como um importante recurso na construção do Sistema de Numeração Decimal, visando propiciar os processos de contagem e a representação de quantidades e de numerais, bem como explorar as situações aditivas na resolução de problemas. A parábola do “menino e o mundo quebrado” foi a história abordada na leitura deleite.

Na última quinta-feira, 7 de junho, os professores que participaram da capacitação organizaram oficinas de contação de história. Cada instituição organizou um seminário para crianças da rede municipal. Apresentações de teatro com fantoches e outras atividades roubaram a atenção das crianças lhes proporcionaram momentos de diversão e aprendizado.

Já na segunda-feira (11) foi realizado o encerramento oficial do período de capacitação. O encontro aconteceu na Escola Municipal Boleslau Sobota e contou com a presença dos professores, da equipe pedagógica municipal e da  Secretária Municipal de Educação Oliveti Brautigam.

A realização do PNAIC é muito importante para a educação municipal, por proporcionar a capacitação dos profissionais e estimular um maior comprometimento do professor para uma educação de qualidade.