Secretaria Municipal de Educação promove Semana Pedagógica

Os trabalhos de volta às aulas da Secretaria de Educação do Município de Cruz Machado iniciaram na manhã de segunda-feira (13) com a realização da Semana Pedagógica, na qual foram reunidos todos os profissionais da rede de educação: professores, funcionários e estagiários.

O evento que aconteceu no auditório da Igreja Luterana, iniciou com a apresentação de uma mensagem motivacional.

A abertura do evento foi realizada com as boas-vindas da Secretária de Educação, Oliveti Brautigam, destacando a importância do professor de hora atividade. Informou que houve a diminuição do número de alunos da rede municipal estando em 2017 matriculados 1721 estudantes. Apesar de muitos professores terem se aposentado no último ano, será possível ter um professor por sala, sem maiores problemas.

Em seguida no uso da palavra discursaram o prefeito Euclides Pasa (Bibi) e o vice-prefeito Ronaldo Schribenig (Gitica), dando as boas-vindas à todos, destacando a importância da educação para o munícipio e o trabalho que já vem sendo desenvolvido, que o mais importante é todos trabalharem juntos para melhorar o município, usando todos os esforços para uma educação de qualidade.

No evento também estava presente o vereador Edson Beuren (Nequinho) que no uso da palavra deu as boas-vindas à todos os profissionais da educação, finalizando como uma mensagem da musica:  Heal The World – Michael Jackson, lembrando que cada um deve fazer a sua parte em busca de um município melhor.

Noeli Pasa, também discursou, relembrando dos 8 anos anteriores de administração de Euclides Pasa, que sempre houve um bom relacionamento com a educação, destacando que as portas estão abertas, que para eventuais problemas e sugestões.

Ainda durante a abertura, foi apresentada a nova equipe de educação, que irá auxiliar os trabalhos do setor: Adriana Otto, Loana Walczak, Deise Vitek Pasa e Eliane Stelmastchuk.

Os trabalhos seguiram com a palestra da Psicóloga Marínea Maria Fediuk   com o tema: “Relações família e escola” em que foi abordada a nova forma de se trabalhar com crianças,  que muitas vezes não possuem estrutura familiar estável, são crianças problemáticas e violentas e como lidar com elas e da tênue relação que precisa muitas vezes ser mantida com os responsáveis pela criança, que não comparecem quando são solicitados ou que questionam constantemente o método de ensino do professor e etc.

Durante a tarde, a partir das 13:30 o evento continuou com a palestra dos psicólogos Allana Bergmann e Vanderlei Woytowicz com o tema: Educação Socio Emocional nas Escolas. Durante a palestra foi destacada a importância de se trabalhar a emoção de todas as pessoas envolvidas no processo de educação. Desde professores, alunos, motoristas, merendeiras e etc. pois cada um tem a sua carga emocional, seus medos, tristezas, alegrias, saudades, carinho e muitas vezes não sabem como lidar com os sentimentos e isso acaba influenciando em todo o processo.

Educadamente é um importante projeto que já vem sendo realizado e serviu de base para a palestra, onde foram exibidos ações já executadas e dados alarmantes de crescimento dos índices de depressão e estresse, patologias cada vez mais identificadas em educadores e as ações a serem tomadas para evitar estes distúrbios.

Confira a galeria de fotos: