Secretaria de Assistência Social abre inscrições para contratação de Mãe Social

A Prefeitura de Cruz Machado, através da Secretaria de Assistência Social, abriu as inscrições para contratação de Mãe Social. A Mãe Social (cuidadora residente) é a pessoa responsável por educar e cuidar de crianças, adolescentes e jovens, que por diversos motivos tiveram seus vínculos familiares fragilizados ou rompidos (negligência, discriminação, abuso ou exploração).

Um dos objetivos do trabalho é que as crianças voltem a conviver com suas famílias de origem. Trabalhamos para a reintegração dessas crianças, fazendo o possível para que o vínculo com a família não se rompa. A Mãe Social é a peça mais importante desse trabalho. Seu papel é dar carinho, amor, orientação, passar valores e princípios para essas crianças. Ela acompanha e apoia o desenvolvimento deles para que se tornem adultos independentes e responsáveis no futuro.

Cada Mãe Social é responsável por aproximadamente 10 crianças/adolescentes que vivem na Casa Lar. Ela está no dia-a-dia de cada criança: leva para a escola, ajuda a fazer o dever de casa, leva ao médico quando precisa, cuida da casa, enfim, todas as atribuições de uma mãe. Ela se torna uma referência para as crianças acolhidas e recebe o apoio da equipe técnica da Assistência Social.

Importante: mãe social não é serviços gerais, ela auxilia na rotina da casa nos serviços domésticos, porém, o mais importante é saber lidar bem com crianças e adolescente, através da responsabilidade de imposição de regras e limites, construção de rotinas organizadas, dar carinho e amor, lidar com desafios entre outras atribuições.

Durante o período de 20 de março à 10 de abril, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, estarão sendo realizadas as inscrições para interessadas em concorrer ao cargo de Mãe Social, para prestar serviços na Casa Lar de Cruz Machado. São condições à admissão: Idade Mínima de 25 anos; Boa sanidade física e mental; Curso de 1º grau completo ou equivalente; Boa conduta social; Aprovação em Teste Psicológico Específico; e Aprovação no estágio probatório. Se tiver interesse, entre em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social.