Secretaria de Agricultura realiza reunião com interessados em participar do projeto de ovinocultura

A secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizou no auditório da Comunidade Luterana na última sexta-feira (7) uma reunião para falar sobre o Projeto de Ovinocultura que a secretaria pretende estimular o desenvolvimento no município. Este projeto é uma parceria com a cooperativa Cooperaliança, de Guarapuava-PR e tende a beneficiar diretamente a agricultura familiar.

O evento contou com a participação de agricultores interessados em saber mais sobre este tema, o qual tem projeção de rentabilidade e está em expansão de mercado e é uma boa alternativa de renda aos produtores rurais.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente esteve, com sua equipe, realizando os trabalhos da reunião que contou ainda com a presença do prefeito Antonio Szaykowski, do veterinário da Cooperaliança Sibonei, representante do IDR-Paraná Osmar Chipanski e também de Daniel Waligura, único associado a Cooperaliança no município, que representa o grupo dos sete produtores que já trabalham com ovinos em parceria com a cooperativa.

O crescimento da ovinocultura de corte tem sido impulsionado pelo elevado potencial do mercado consumidor e pela crescente aceitação da carne de cordeiro. Para produzir cordeiros mais pesados em menor tempo, deve-se adotar como principais cuidados a escolha das raças, os cruzamentos e o sistema de criação adequados à realidade e ao clima da propriedade associados com a utilização de técnicas reprodutivas e conhecimentos de nutrição e prevenção de doenças.

Assim, o objetivo do projeto é justamente proporcionar uma melhor produção, seguindo as técnicas apropriadas, visando tornar o produto competitivo e lucrativo. Os interessados em conhecer mais sobre o projeto ou realizar sua inscrição deve procurar diretamente a secretaria.