Secretaria da Saúde promove curso para agentes comunitários de saúde

A Prefeitura de Cruz Machado, através da Secretaria Municipal da Saúde, está realizando um curso de capacitação com os Agentes Comunitários de Saúde. O primeiro encontro foi realizado nesta segunda-feira, 29, e contou com a presença do prefeito Antonio Luis Szaykowski e da Secretária Municipal da Saúde, Halina Krajewska.

O Curso de Formação Inicial para Agente Comunitário responde à necessidade dos profissionais, trabalhador exclusivo do Sistema Único de Saúde, que atua no campo de interface da assistência social, educação e meio ambiente. É uma das principais propostas referentes à Atenção Primária à Saúde: melhorar a qualificação dos profissionais que atuam nos municípios por meio de programas de educação permanente.

O objetivo do curso é qualificar os agentes para atuarem junto às equipes multiprofissionais, que desenvolvem ações de cuidado e proteção à saúde de indivíduos e grupos sociais, em domicílios e coletividades, desenvolvendo ações de promoção da saúde e prevenção de doenças por meio de processos educativos em saúde, promoção social e proteção da cidadania.

Agentes Comunitários de Saúde é o profissional que compõe a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde. Ele também atua na promoção da saúde e na prevenção de agravos buscando garantir a integralidade de suas ações segundo os contextos onde se desenvolvem suas práticas, potencializando suas capacidades de aumentar o vínculo entre as equipes de saúde e as famílias/comunidade.