Secretaria da Saúde oferece atividades gratuitas de hidroterapia

A hidroterapia é uma atividade terapêutica que consiste na realização de exercícios dentro de uma piscina com água em torno dos 34ºC, para acelerar a recuperação de pacientes. As atividades são realizadas por uma fisioterapeuta.

Na hidroterapia é possível reduzir a carga provocada pelo peso do corpo sobre as articulações e ossos ao mesmo tempo em que se mantêm a resistência, permitindo o crescimento muscular, mas sem provocar lesões em outros locais do corpo. Além disso, a água aquecida permite o relaxamento muscular e o alívio da dor.

 

Alguns benefícios da hidroterapia incluem fortalecimento dos músculos, aumento da amplitude das articulações, melhora do funcionamento cardiorrespiratório, melhora da circulação sanguínea, assim como diminuição da dor e do estresse. Além disso, a hidroterapia ajuda a diminuir problemas de postura e transmite sensação de bem-estar, melhorando a imagem corporal dos pacientes e aumentando a autoestima.

A Prefeitura de Cruz Machado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece gratuitamente atividades de hidroterapia. Os exercícios são realizados na piscina térmica do Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

 

As sessões de hidroterapia em piscina térmica são realizadas em crianças com paralisia cerebral e também em pacientes que apresentam atrofia muscular. A ação teve início em outubro de 2015.

 

Os pacientes vêm apresentando um ótimo desempenho durante as atividades, como: a melhora da amplitude de movimento, fortalecimento muscular, melhora do equilíbrio e coordenação motora e, principalmente, com as atividades é possível proporcionar um maior relaxamento muscular, aliviando as dores musculares e articulares. Os exercícios de hidroterapia são mais um dos serviços de qualidade que a administração municipal oferece ao povo cruz-machadense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *