Secretaria da Educação realiza fórum para discussão do Plano Municipal

A Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Prefeitura de Cruz Machado, realizou nesta quinta-feira, 6, no auditório da igreja luterana, o Primeiro Fórum Municipal de Educação. O encontro contou com a presença do prefeito, Antonio Luis Szaykowski, vice-prefeito, Edison José Warken, Secretária Municipal da Educação e Cultura, Oliveti Brautigam, equipe pedagógica da Secretaria da Educação, representantes das unidades de ensino do município e a população em geral.

A área da educação no Brasil vive um momento histórico, com a aprovação do 2º Plano Nacional de Educação, em 25 de junho de 2014. Cruz Machado tem um ano para elaborar o Plano Municipal de Educação. O projeto será um instrumento fundamental para a melhoria da qualidade educacional no município. A realização do Fórum Municipal de Educação é o primeiro passo para a construção coletiva do projeto.

O Plano Municipal de Educação engloba ações de todas as esferas administrativas atuantes no município, consiste em estabelecer objetivos e enumerar as ações necessárias para alcançá-los. “Não é meramente um projeto ou soma de projetos da educação escolar da rede municipal. Construir um Plano Municipal de Educação é definir metas a serem atingidas num prazo de 10 anos e descrever as estratégias que serão usadas para chegar até lá. Assim, espera-se que, pelo Plano Municipal de Educação seja instaurada uma cultura de planejamento democrático, científico e sistêmico e que envolva todos os cidadãos”, comenta a Coordenadora Geral da Educação Infantil, Marlei Mitura.

Segundo a Secretária Municipal de Educação a construção do Plano Municipal de Educação é um passo muito importante para o município de Cruz Machado. “Devemos dar a maior importância na participação para elaboração do Plano, para não correr o risco de impedir que os recursos destinados à Educação não se concretizem. E para que as coisas aconteçam, é preciso um bom planejamento, a presença e a participação das pessoas interessadas no bom andamento da Educação”, acredita Oliveti Brautigam.

O Plano Municipal de Educação deve ser articulado juntamente com o Plano de Ações Articuladas (PAR). A adesão do PAR em Cruz Machado foi realizada em 2013, e já possui grandes resultados, um dos exemplos é a aquisição dos três ônibus escolares, no valor de R$ 705.321,92. “São recursos diretos do PAR e não saiu nenhum centavo do dinheiro do munícipio. Ainda estamos para receber mais obras e aquisições de novos ônibus e mobiliários escolares, que devem chegar em breve”, comenta a Secretária Municipal de Educação.

O Plano Municipal de Educação seguira as principais metas do Plano Nacional de Educação e terá a duração que ultrapassa o tempo de um governo, por esse motivo é fundamental que seja construído em debate com toda a sociedade. Esse foi apenas o primeiro encontro dos muitos que ainda serão realizados até a conclusão do plano, que deve estar finalizado até julho de 2015.

Durante o evento a Coordenadora Geral da Educação Infantil, Marlei Mitura, realizou a explicação do Plano Municipal de Educação, e o professor Luís Golenia comentou sobre as metas do Plano Nacional de Educação. Também durante o encontro foi aprovado o Regimento Interno do Plano Municipal de Educação e realizada a nomeação dos grupos de trabalhos para a elaboração do projeto.

Ouça o pronunciamento da Secretária Municipal da Educação e Cultura, Oliveti Brautigam.

Vice-prefeito, Edison José Warken.

Prefeito, Antonio Luis Szaykowski

Plano Nacional de Educação

O Plano Nacional de Educação foi publicado em junho pelo governo federal e estabelece as estratégias das políticas de educação para o Brasil pelos próximos dez anos. Um dos principais pontos é a ampliação do financiamento da educação pública, chegando, em até 10 anos, a 10% do Produto Interno Bruto (PIB). Outras metas incluem a alfabetização de todas as crianças até o fim do terceiro ano do ensino fundamental, a erradicação do analfabetismo para jovens de 15 anos ou mais, a inclusão das crianças de 4 e 5 anos na pré-escola e o acesso à creche para ao menos metade dos meninos e meninas de até 3 anos.

Confira a Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE), e dá outras providências.