Secretaria da Educação realiza 13º Prêmio Helena Kolody

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal de Cruz Machado, realizou nesta quinta-feira, 16, a 13º edição do Prêmio Helena Kolody. O evento aconteceu no auditório dos luteranos e reuniu mais de 400 profissionais da área da educação da Escola Municipal Prefeito Boleslau Sobota, Escola Municipal do Campo Dr. Lauro Müller Soares, Escola Municipal Professor Bronislau Kapusniak, Escola do Campo Milene da Silva Barczak, Centro de Educação Infantil Antiocho Pereira, Centro de Educação Infantil Vovó Cecilia, Centro de Educação Infantil Maria Gaioski Busch e também das escolas multisseriadas do interior do município.

O encontro teve inicio às 9h30, com a abertura oficial realizada pelo prefeito Antonio Luis Szaykowski, a Secretária Municipal de Educação, Oliveti Brautigam, e o vereador Edson Luis Beuren (Nekinho). Durante o discurso o prefeito agradeceu aos professores e todos os profissionais envolvidos com a educação, pelo excelente trabalho que desenvolvem para formação dos novos cidadãos e parabenizou todos pelas altas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A meta projetada para o índice geral de Cruz Machado para 2013 era de 4.9, mas o município alcançou 5.3. Essa é mais uma grande conquista. O prefeito juntamente com a Secretária Municipal de Educação prestaram contas dos principais investimentos e projetos desenvolvidos em prol da educação no município.

Também durante o encontro foi realizada uma palestra sobre o “Outubro Rosa”, ministrada pela enfermeira Carolina Tonkio de Jesus, que mostrou alguns dos pontos importantes da campanha, comentando sobre as causas, prevenções e a importância da realização do exame de mama.

Ainda no período da manhã foram divulgados os ganhadores do 13º Prêmio Helena Kolody. O projeto visa identificar, valorizar e divulgar experiências de ensino/aprendizagem, com trabalhos dos professores da rede municipal de ensino: Educação Infantil, Educação Especial e Ensino Fundamental (séries/anos iniciais) do município de Cruz Machado.

Ao todo foram desenvolvidos 46 projetos pelos professores inscritos no prêmio. O professor elabora o projeto e desenvolve as ações na prática com os alunos. Os trabalhos são avaliados pela comissão julgadora, que analisa as atividades sem conhecer o nome do professor.

Todos os professores participantes receberam certificados e os ganhadores de cada categoria foram contemplados com um netbook. Confira a lista com os nomes dos ganhadores de cada categoria do 13º Prêmio Helena Kolody.

I – Educação Infantil (Berçário e Maternal)
Juliane Kasiuk Stibor
Centro de Educação Infantil Vovó Cecília da Silva
Projeto Alimentação Saudável: A Qualidade de Vida Começa na Infância

II – Educação Infantil (Pré 1 e Pré 2)
Solange Okopna Pelepek
Centro de Educação Infantil Antiocho Pereira
Projeto Aprendendo, Criando e Transformando o Nosso Espaço

III – 1º Ano do Ensino Fundamental
Eliane K. Ribeiro
Escola Municipal Prefeito Boleslau Sobota
Projeto Inteligência Múltiplas: Uma Alternativa para Alcançar a Alfabetização do 1ºAno

IV – 2º Ano do Ensino Fundamental
Márcia Wrubleski Plasse
Escola Municipal Prefeito Boleslau Sobota
Projeto A Importância do Conhecimento das Cores e Formas do Mundo no Processo da Alfabetização

V – 3º Ano do Ensino Fundamental
Lucia Regina Marszal
Projeto Alfabetizando Através de Rótulos

VI – 4º Ano do Ensino Fundamental
Glaci W. Arndt
Escola Municipal Professor Bronislau Kapusniak
Projeto A Dramatização Como Meio Para o Desenvolvimento da Oralidade, Escrita e Produção

VII – 5º Ano do Ensino Fundamental
Luis Carlos Lopes
Projeto Onde Tudo Começou

VIII – Escolas Multisseriadas
Eni Terezinha Vier Szymanek
Escola Multisseriada
Projeto Matemática na Alfabetização

IX – Educação Especial e Sala de Recursos
Joana Matilde Pysklewicz
Escola Municipal Professor Bronislau Kapusniak
Projeto Leitura Diferente

X – Educação Física, Informática, Aula de Leitura e Outras Atividades Desenvolvidas na Escola de Maneira Interdisciplinar
Denise F. Majolo
Projeto Brincando Sem Medo – Jogos Cooperativos

Além das 10 categorias previstas no regulamento, houve a premiação de mais dois projetos pela qualidade da elaboração e por oferecer uma nova perceptiva na forma de ensinar em sala de aula.

Marisa Wisniewiski Oczust
Projeto Alfabetização Através de Jogos

Rosangela Machado
Projeto Exercendo a Cidadania para um Futuro Melhor

Todos os professores participaram de um delicioso almoço. No período da tarde o evento contou com a presença das representantes do Programa Gênero e Geração, que comentaram sobre o trabalho que está sendo desenvolvido em prol da mulher em Cruz Machado. Também houve homenagens realizadas por cada escola em comemoração ao dia do professor.